quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Natureza ao seu favor.

É freqüente ouvirmos dos nossos amigos e colegas, que para distrair a mente ou relaxar, eles gostariam de estar em contato com a natureza.

Ahhh ! Nem sempre ! Alguém pode dizer.
Mas quando alguém diz: "Puxa ! Como eu gostaria de estar em uma praia neste momento!" ou "Eu preferia estar fora deste escritório!" , "Como é bonito ouvir o cantar dos pássaros !", "Como esta fruta é saborosa!".

Implicitamente, todas estas expressões, nos faz perceber que ainda que muita gente renegue, nós seres humanos necessitamos estar sempre próximo à natureza.


E você leitor pode perguntar: "Sim... tá bom ! Mas e o que Deus tem a ver com isto?" . "O que uma igreja tem a ver com isso?".

É muito simples ! 

Tanto os crentes quanto os descrentes, tanto os cientistas que acreditam na evolução humana, quanto aqueles que acreditam que todos os seres do Universo foram criados por Deus, em algo estão unidos: todos temos uma origem em comum.

Todos os seres, todas as criaturas deste Mundo, possuem uma origem em comum.
Não seria tolo dizer, que em você leitor, existe algo em comum com um vegetal. Que nós humanos temos uma ligação natural com todos os elementos originais da Terra: do reino animal, vegetal e mineral.

Na Bíblia Sagrada, podemos encontrar algumas passagens que mostram por exemplo, como o Mundo original criado por Deus é perfeito, e foi planejado para que todos os seres viventes vivessem em harmonia.

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 01:12

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." Gênesis 01:29

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento; e assim foi." Gênesis 01:30

"Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;" Hebreus 06:07

E nós humanos ? 
Como será que vivemos atualmente ?
 

O tempo passou, mas desde a criação ou existencia desta Terra, nós precisamos dos elementos naturais para sobreviver.
E infelizmente, pela degradação dos seres humanos, o que vemos são todas ações e situações produzidas por muitos homens e mulheres gananciosos, ambiciosos, que tem por objetivo exterminar todos os bens que a Natureza nos proporciona, para ganhar mais e mais dinheiro, sem nem mesmo necessitar mais.

Atualmente o que vemos, são muitas pessoas, que parecem ter o prazer, de derrubar árvores, de contaminar o solo que poderia servir para alimentar a tantos seres humanos necessitados, para poder construir, cimentar, e ganhar um dinheiro somente para alimentar seu próprio ego, e desta forma, deixar com que um irmão, um outro ser vivo morra de fome, por não ter acessibilidade aos frutos naturais produzidos pela Terra.

E novamente, você leitor pode perguntar-se: "Mas como eu então, posso melhorar minha conduta diante deste cenário?"

É fácil !

- Economize água.
- Ao sair de um ambiente, apague as luzes.
- Nunca durma com o televisor, computador, rádio ou qualquer outro equipamento elétrico ligados.
- Prefira caminhar à pé: além de não poluir o ar, você pratica uma atividade física GRATUITA e na hora que você determinar.
- Evite andar com o carro: use mais transporte público, use a carona (ofereça carona a um amigo ou pegue carona com alguém que passe próximo ao local onde você pretende ir).
- Recicle: papéis, vidros, metais (a latinha de refrigerante que você toma por exemplo), plásticos.
- Procure lugares que recolhem pilhas, baterias e lampadas usadas.
- Evite o consumo de carnes e alimentos embutidos (salsichas, frios e alimentos carneos) : já é provado cientificamente que o consumo de carne vermelha por exemplo, estimula o desenvolvimento de doenças degenerativas nos seres humanos.
- Plante uma árvore em alguma praça do lugar onde você mora. Procure a Prefeitura ou a Subprefeitura de sua região e pergunte sobre os programas de restauração de praças e manutençaõ de áreas verdes.
- Nunca desperdice alimentos: compre somente o que você vai consumir, e procure aproveitar os talos e folhas das frutas, legumes e hortaliças.
- Dê preferência ao consumo de produtos frescos e naturais: frutas, verduras, legumes, grãos e hortaliças: além de mais nutritivos, geralmente não sofreram o processo de industrialização, ou seja: evitou o uso de energia elétrica, água e embalagens plásticas.
- Nunca jogue lixo nas ruas. Por menor que seja um papel, é lixo e deve ser jogado no lixo.
- Não jogue óleo de cozinha nas redes de esgoto: guarde o óleo usado em uma garrafa e leve à algum lugar de recolha.

Mas e se eu já faço tudo isto? 

Ótimo ! É um sinal que você tem consciência da importância da vida em harmonia com a natureza. É sinal que você, mesmo que não acredite em Deus, sabe que o amor ao próximo, é algo importante e deve ser cultivado diariamente. E o melhor: você sabe que o amor ao próximo não manifesta-se somente com palavras bonitas, mas sobretudo com ações.
Então, continue assim, mesmo que alguém lhe chame de "sonhador", de "caxias" ou de "radical". Ahhh... e também estimule seus amigos e colegas a levar uma vida harmoniosa com a natureza.

E se eu nunca agi bem com a Natureza? E se minhas atitudes são ruins? O que acontecerá comigo?

Caro leitor: mesmo se você não acredita em Deus, algo é certo: todos nós seres humanos podemos mudar nossas atitudes.

Cada minuto é um momento de mudança. Ou seja: você pode mudar suas atitudes à partir de agora.
Por exemplo: levante, e apague uma luz que está acessa sem necessidade.
Se acabaram as pilhas de um rádio, não as jogue no lixo comum: procure um lugar adequado para jogá-las.  Quando for dirigir, reflita, se é possível realizar o percurso à pé. E assim por diante.



Para quem crê em Deus, tudo torna-se mais fácil. O Senhor nosso criador nos mostra nossos erros.
Há uma passagem bíblica que diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 02 Coríntios 05:17

Ou seja: esqueça-te das tuas atitudes antigas e começa agora mesmo uma nova atitude para com a Natureza.
Você é capaz ! Não se incomode se o seus amigos e vizinhos não reciclam, comece você !

Talvez você amigo leitor crê em Deus, mas nunca achou que cuidar da Natureza fosse seu dever. Mas é ! Se Deus te criou, ele quer que tu vivas melhor. Ele deseja que tua vida seja feliz e harmoniosa. Lembra-te da passagem já citada: E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 01:29

O Espírito Santo de Deus nos mostra quais os aspectos de nossa vida que necessitam ser mudados. Ore ! Peça a direção de Deus em sua vida. Viva de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, cujo pensamentos para nós são de paz. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

E que a Paz do Senhor Deus esteja com você !



domingo, 27 de maio de 2012

Lançai sobre o Senhor Jesus toda vossa ansiedade.

Quem algum dia já sentiu-se ansioso, ou na expectativa por algum acontecimento ? 

Acredito que todas as pessoas neste Mundo passaram por um momento de ansiedade, por um momento de espera ou expectativa. 
Segundo o dicionário on line, Infopédia a definição de ansiedade é a seguinte: ansiedade
substantivo feminino. 

1.  estado de perturbação psicológica causado pela perceção de um perigo ou pela iminência de um acontecimento desagradável ou que se receia; opressão; angústia
2.  desejo veemente
3.  incerteza aflitiva
4.  impaciência
(Do latim anxietāte-, «disposição para a inquietação») 

 Em uma definição mais simples, poderiámos dizer que a ansiedade é uma expectativa exagerada. Ou até mesmo um pensamento constante que temos em mente, o qual gostaríamos muito de ve-lo realizado em nossas vidas. 

Tanto a definição linguística como a clínica (ou seja dos médicos), mostram que a ansiedade é um sentimento ruim. É um sentimento, que se não controlado, pode levar a pessoa ansiosa a desencadear problemas psiquicos (confusão mental, síndrome do pânico ou mesmo a depressão) e até físicos (como dor de estomago, dor de cabeça, sudorese ou suor excessivo, gastrite entre outros problemas). 
Para ver mais detalhes, veja o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade 



Mas você leitor pode perguntar-se: Mas o que tem a ver Jesus, Deus com a ansiedade ? 

Tanto para os crentes como para os descrentes, algo é certo: Jesus Cristo foi considerado um dos homens mais sábios que viveu na Terra. 
Foi um homem tão importante, cuja existência entre nós humanos, dividiu o período histórico da humanidade entre Antes de Cristo (A.C.) e Depois de Cristo (D.C.). 

Jesus Cristo, com sua sabedoria divina, nos deixou um antídoto poderoso contra a ansiedade. E o melhor: temos acesso à este antídoto gratuitamente e a qualquer momento do dia. 
Onde encontrá-lo? 
Na Bíblia Sagrada ! 

Mesmo algum descrente, talvez ouviu a seguinte frase: 

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
                                                                                                        Mateus: 11:28-30. 

A ansiedade pode afetar pessoas de qualquer idade, de cualquer condição financeira , de qualquer situação economica ou nível de escolaridade

Talvez alguém se pergunte: Mas Jesus já não está entre nós. Mesmo assim Ele poderá me ajudar?

Sim ! 
Lembre-se que Jesus Cristo é divino. Ele ressucitou e habita hoje nos altos céus junto ao Senhor Deus. 
E antes de Jesus deixar a vida terrena, Ele nos deixou também a seguinte mensagem: 

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16:07

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14:16

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." João 15:26 

Que maravilhoso é saber desta disposição de Deus para nos ajudar ! 

 Nós humanos, mesmo com erros, mesmo imperfeitos, somos convidados por Deus diariamente, a ter uma mudança de vida, a endireitar nossos caminhos. 
 Como é lindo perceber, que temos diante de nós, um livro, escrito por homens e mulheres inspirados por Deus, com palavras de alento, com palavras para nos ajudar em todos os momentos de nossas vidas, sejam eles ruins ou bons. 

 Vimos nestas passagens bíblicas, que Jesus Cristo realmente não está entre nós humanos, feito de carne e ossos. Mas Ele, prometeu, é cumpre Sua palavra. 
 Ele prometeu que nos deixaria, o Espírito Santo de Deus para nos ajudar. 



Então caro leitor, neste momento, sinta-se feliz, porque o Espírito Santo está aí, com você neste momento. 
E lhe convida, a lançar sobre Jesus Cristo toda sua ansiedade.

Qual é a sua ansiedade hoje ?

É a iminencia de perder o emprego?
É o receio de não poder pagar suas contas? 
É a expectativa pelo resultado de algum exame? 
É o medo de que uma festa ou viagem que você pretende realizar não dê certo? 
É o medo de ver o tempo passar e não conseguir realizar seus projetos ? 

Amigo leitor: lançai sobre Deus vossa ansiedade HOJE, AGORA ! 
O Espírito Santo lhe ajuda ! 
Nós humanos por nós mesmos não temos força o suficiente para livrar-nos da ansiedade, assim como um passe de mágica. 

Mas Deus tudo pode ! 

Ele não quer que tu leitor fiques parado e espere "tudo cair do céu"... ou que viva sempre à espera de milagres.
Ao contrário, Jesus sempre nos convida a agir. Lê esta passagem por exemplo: 


Mas ao mesmo tempo diz: lançai sobre Mim toda vossa ansiedade. 

Jesus ao contrário de muitos humanos, não mentiu. Ele foi tentado em tudo, mas não pecou. 
 Somente Ele, com sua autoridade e divindade, tem o poder de aliviar a ansiedade de qualquer pessoa, seja crente, ou descrente, evangélico, católico, budista ou de qualquer outra crença ou filosofia de vida, pobre, rico, bonito, feio, jovem, idoso, analfabeto ou doutor.


Jesus nos convida a ser mansos, mas agir.
Nos orienta a ser humildes, porém a ter forças para levantar e andar. 
Jesus em sua divina sabedoria, nunca impõe nada às pessoas. 
Podemos perceber nestas passagens, que Ele foi sempre educado, manso, humilde, mas determinado e objetivo.

 Jesus não rodeia em suas palavras. Disse ao paralítico: levanta-te e anda ! 

 Como diz hoje pra ti: "Amigo(a), deixa esta tua ansiedade de lado !". Nem outra pessoa, nem tu, tem o poder de prever o futuro, portanto, viva o hoje, desliga tua mente de expectativas que só te fazem ficar irritado(a), tenso(a), nervoso(a) ou doente. 

 Busca a humildade ! Busca a Paz e siga-la. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Salmos 34:14 - http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/34/14+ 
 E ore sempre ! Porque é a através da oração, que você terá o seu coração confortado  sua mente tranquilizada por Deus. 

 Que sua Semana seja maravilhosa ! 

 Lembre-se que, se você leitor está próximo à Igreja Adventista do Sétimo Dia - Vila Granada, você está convidado a conhecer a igreja. 
 Se você estiver próximo à alguma Igreja Adventista do Sétimo Dia de outra região, visite também ! 
  
Ficaremos felizes com a sua presença. 

A Paz de Deus esteja com você ! 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Culto Racional.

Olá leitor,

Espero que você se encontre bem neste momento.
Graças à Deus temos a Jesus Cristo como Mestre, que vive e reina para sempre e nos ajuda a viver neste Mundo tão conturbado.
Que a Paz do Senhor esteja com você !

Uma palavra que Deus nos deixou na Bíblia Sagrada, é que o amemos mais que tudo neste mundo e de todo o nosso coração. Também nos orienta que nosso culto à Ele deve ser racional: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."  Romanos 12:1

Ou seja: Deus nos ama, quer o melhor para nós, mas não fará algo que é nossa tarefa fazer.
Analisemos o seguinte fato para entender o que é o culto racional:

Às vezes uma pessoa se sente triste ou sem ânimo, por algo que lhe ocorreu, e claro, isto é natural. Com o tempo há de passar.
Porém, se esta tristeza permanecer ou é algo freqüente e constante na vida desta pessoa, é necessário procurar ajuda médica, para que o problema não se agrave e não se transforme em uma depressão.

Por isso amigo leitor, devemos estar sempre consciente, que Deus realmente nos ajuda em tudo, porém, nós, temos sempre que fazer nossa parte. 

O mesmo acontece com alguém que por ventura esteja desempregado: se a pessoa somente orar, mas não buscar trabalhos, a oração dificilmente será atendida. É necessário orar, mas também entrar em ação: ORAR+AÇÃO = Oração.


Todos nós seres humanos passamos por algum momento desagradável, mas devemos sempre nos lembrar que também vivemos momentos maravilhosos e nisto devemos pensar.

Se por um acaso você leitor anda um pouco cabisbaixo, desanimado, nós, amigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Granada, esperamos que em breve você esteja melhor.
Mas lembre-se que: se este desanimo é constante, você precisa também de uma avaliação médica ou psicológica. Isto faz parte do culto racional, que Deus nos recomenda.

Saiba que mesmo que você esteja longe, nós oramos por todas as pessoas do Mundo, independente de crenças ou filosofias de vida.

Se você está próximo da IASD Vila Granada, lhe convidamos a visitar e conhecer a nossa Igreja.

 Deus é maravilhoso e este dia de hoje é um presente para você, onde existe a possibilidade de mudar aquelas coisas desagradáveis em sua vida, mudar os pensamentos que necessitam ser mudados, consertar algum erro de conduta que lhe incomoda, e principalmente, começar um novo momento em sua vida.

Receba o carinho dos irmãos e amigos da IASD de Vila Granada, São Paulo, SP.

Que a Paz de Deus esteja com você !


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nós humanos, os desanimos e o Poder de Deus.

Recentemente, em uma das tantas redes sociais existentes na internet, uma jovem chamada Luciana*, cumprimentou pela primeira vez à uma outra jovem de nome *Carina, que cordialmente lhe respondeu: "Vou bem e você?".

E a resposta foi a seguinte: "Não muito bem".
Prontamente, Carina do outro lado lhe disse: "se posso ajudar desde aqui onde estou, estou disponível!" 

Ela lhe disse "desde onde estou" pois, elas vivem em países distantes, mas, os sentimentos humanos são os mesmos, em qualquer lugar do mundo. 

Luciana: "Acontece que não encontro animo em mim mesma". 

Carina lhe respondeu: 

Talvez tu passastes por alguma situação difícil em tua vida, no ano anterior ou nos meses anteriores, e por isso hoje tu te encontras assim. 
Quem sabe perdeste alguma pessoa querida, ou houve uma separação em algum relacionamento afetivo, ou quem sabe, tu passaste por algum acidente ou enfermidade. Talvez ainda, tenhas passado por alguma situação muito difícil há muito tempo, mas não conseguiste superar. 

Mas é normal tudo isso ! 
Não sei se cres em Deus, mas, se cres, saiba que Ele te ama mais que tudo, te ama mais do que qualquer um possa te amar. 
Talvez sofras de depressão, e se este é o caso, não te desesperes, e não te sintas culpada por sentir-te assim. Tu podes melhorar. 

Deixo este Salmo para ti: Salmo 27. 

[Salmo de Davi] 1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha.
6 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.
7 Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
8 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.
9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.
11 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
12  Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
13 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. 

Após ler a mensagem, Luciana se alegrou e disse: Isto me fez sentir melhor. Obrigada ! Com isto começarei um bom início de semana. 

E assim aconteceu o diálogo. Sem saber que Carina é cristã, Luciana encontrou uma forma de conversar com alguém, de contar seu estado de animo, a uma então desconhecida. 

Será que esta jovem fez o mais correto? 

Isto, nós humanos não temos condições de saber de fato, pois somos limitados e desconhecemos os pensamentos de outras pessoas.
Quem sabe, Luciana antes de conectar-se à internet, pediu uma orientação à Deus, e encontrou Carina disponível naquele momento. 
Ou, quem sabe, mesmo sem ter orado, Deus em sua sabedoria e onisciencia, colocou nos caminhos de Luciana, uma pessoa, que apesar de longe geograficamente, lhe disse estas palavras. 

De todos os modos, sempre é necessário que nós humanos, você leitor antes de expressar qualquer idéia ou palavra nas redes sociais, conhecer melhor  quem está do outro lado da tela. 
Nunca se sabe as reais intenções das pessoas nas conversas virtuais. 

Deus em sua magnitude, nos deixou uma orientação excelente para estes casos com a seguinte passagem: 

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. 1 João 4:1-3

O Senhor Jesus nosso Salvador disse: 


Deus certamente ouve as orações! Ele nos atende ! E mesmo que alguém não acredite Nele, se uma pessoa crente fiel e consagrada orar por esta pessoa, O Senhor também tem o poder de alcançá-la.

Que você leitor, tenha uma Semana maravilhosa. Lembre-se que apesar das dificuldades, a cada dia existe a oportunidade de começar de novo. 
Deus te ama ! Da mesma forma que Luciana encontrou uma palavra de conforto, na Bíblia Sagrada, você também pode encontrar. 

Que a Paz de Deus esteja com você ! 



P.S.: *Para que as identidades e privacidade das pessoas sejam preservadas, foram usados nomes fictícios. 


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Salmo para o Fim de Semana.

Para estar em sintonia com Deus nosso Criador, existem muitas maneiras: ir à igreja, ler a Bíblia, testemunhar sobre as mudanças positivas que o Senhor Jesus realizou e realiza em sua vida, agradecer pelas bençãos diárias, pedir a presença do Espírito Santo de Deus para o seu dia.

Mas, alguém pode perguntar-se: Como fazer isso? E se eu tenho pouco tempo disponível ?

Uma maneira simples de conhecer a palavra de Deus, é através da leitura dos Salmos.
E para que você leitor, tenha um Fim de Semana iniciado com uma boa mensagem, a seguir o Salmo 125.

1  Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
2  Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
4  Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.
5 Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel. 


Um Bom Fim de Semana ! 

A Paz de Deus esteja com você !  

terça-feira, 15 de maio de 2012

Deus, nós e o cuidado com a natureza.

Um tema que diz respeito à toda a humanidade é a Natureza.

Deus com sua majestosa sabedoria, criou todo o Universo, o planeta Terra, as águas, as plantas, os animais, o dia, a noite e tudo o que há neste Mundo, inclusive os seres humanos.
No primeiro livro da Bíblia, Genesis, confirmamos esta afirmação: No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
Gênesis 1:1-2

Claro, que nem todas as pessoas concordam com este ponto de vista, mas ainda que alguns não acreditem, Deus nos criou e criou um mundo perfeito e belo, que só começou a ser degradado, a partir da entrada do pecado na Terra. 
Ver Genesis capítulo três: "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" 

Mas o que tudo isto tem a ver com a Natureza ? 

Deus em sua palavra, deu aos seres humanos, a missão de cuidar da Terra. 
Nunca em passagem alguma da Bíblia, foi dada à humanidade a liberdade de destruir a Natureza ou de explorar todos os recursos naturais até a exaustão.

Inclusive, nas Sagradas Escrituras, há uma passagem no livro de Provérbios que diz: "Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar". Provérbios 25:16. 

Neste trecho, recebemos a orientação divina, contra a ambição. Deus de maneira alguma quer que nós seres humanos, vivamos mal, ou que levemos uma vida de privações, conforme está escrito em Sua palavra: 
Disse Jesus Cristo: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". João 10:10

Jesus, o Filho de Deus que viveu entre nós nesta Terra, disse que veio para que nós, que cremos Nele, tenhamos vida em abundancia: ou seja, uma vida feliz e abençoada. Uma vida de prosperidade. No entanto, ele nunca disse para que nós levássemos uma vida fútil, ou para que nós venhamos a ostentar bens, ou riquezas. Veja o que diz o apóstolo Paulo: 
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."  
2 Coríntios 11:03 

O que isto tem a ver com a preservação da Natureza ? Você leitor pode perguntar-se novamente. 

Jesus Cristo, o grande Mestre da humanidade, o único homem que depois de estar no Mundo, dividiu a História em Antes e Depois de Cristo, era contra o desperdício, por exemplo. 

Esta passagem ilustra este detalhe, que poucas pessoas conhecem ou se conhecem, poucas dão importancia. Mas, este tema deveria ser importante não somente para os cristãos professos, mas para todas as pessoas do Mundo. 

"E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo."  João 6:11-14 

Diante desta questão podemos nos perguntar:  


E eu? O que faço para melhorar minha vida cristã em relação à natureza ?

Será que eu passo muitas horas no banho e desperdiço água e energia elétrica?
Será que jogo lixo nas ruas? 
Já plantei alguma árvore ?
Reciclo plásticos, papéis, vidros ou latas? 
Desperdiço alimentos ? 

O verdadeiro cristão, deve ter em mente o seguinte pensamento: " Será que se Jesus Cristo estivesse hoje aqui na Terra e fosse meu vizinho, ele faria isto o que EU faço ?

Será que ele pegaria o carro para dirigir, se pudesse ir à pé comprar algo em um local perto de casa? 
Com certeza, não ! 
Ele, se tivesse boa saúde, jamais Jesus pegaria o carro para dirigir curtas distancias, porque Ele sabe que fazer isso contamina o ar que respiramos. 

Nós, cada uma pessoa desta Terra, temos sim a responsabilidade cuidar bem da natureza. 
Cada pessoa, principalmente os cristãos são observados com atenção por nossos amigos, por nossos vizinhos, por colegas de trabalho, enfim, por todos aqueles que nos conhece.

Desta maneira, nós devemos ser um bom testemunho daquilo que nós proferimos ser. 
Pois, como podemos nos dizer servos de Cristo, se nós destruímos o ambiente o qual vivemos ?

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.


Que cada um de nós, possamos meditar e viver esta palavra.
Você leitor, é uma carta viva, ou seja: as pessoas à tua volta frequentemente, lhe reconhece muito mais por suas ações, que por suas palavras, ou por aquilo que você diz ser. 

Deus quer que vivamos bem. Para isso, pede para que cada um de nós, cuidemos bem da Terra que ele criou para nós.

Que a Paz de Deus esteja com você ! 



domingo, 13 de maio de 2012

O Verdadeiro Sentimento Materno.

Hoje é festejado o Dia das Mães no Brasil e em alguns outros países do Mundo.

Como sabemos, nem todas as pessoas tem suas mães presentes neste dia, tanto por motivo de falecimento, ou por terem sido vítimas de mulheres que por algum motivo, abandonaram seus filhos.
Também existem mulheres que gostariam de ser mães biológicas, mas não podem.

Primeiramente devemos lembrar-nos que: todos nós seres humanos, somos criados por Deus. O Senhor, com sua infinita sabedoria, sabe o que é melhor para cada um de nós. Cada um de nós temos nossos defeitos e virtudes. E nisto devemos meditar.


Todas as pessoas deste Mundo tomam decisões na vida, que nem sempre são racionais. Muita gente primeiro age, e depois pensa.
Infelizmente isto acontece também com algumas mulheres, que, ou por terem sido levadas por emoção, sentimentalismo, decidem ter filhos, porém sem capacidade para oferecer-lhes uma vida digna.

Este é um erro, que o próprio Deus, nos adverte em sua palavra. O Senhor quer que nós seres humanos O amemos de todo o nosso ser, ou seja, não sejamos somente seres guiados pelos instintos.

Este texto bíblico ilustra este ponto de vista:  "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. " 
Romanos 12:1-2

Deus também nos alerta, que o coração humano é enganoso:  "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" Jeremias 17:9 

Algo que não se pode confundir todavia, é "instinto"  com "sentimento".

O instinto, é como uma reação imediata à algum estímulo. E é exatamente esta a orientação que Deus nos dá, quando se refere ao coração. O coração neste caso, representa o ímpeto, aquela vontade que uma pessoa, quando não pensa, coloca em prática.

Já o sentimento, é algo diferente. Digamos que o verdadeiro sentimento, é quando nós seres humanos, conseguimos controlar nossos instintos através da razão. Desde o ponto de vista bíblico, só podemos controlar nossos instintos mediante o poder do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Com oração e a confiança nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Todos nós sentimos. E todos nós temos instintos.

E por que falar deste assunto, quando o tema é "O Dia das Mães" ? 

No início do texto, foram citadas: as mães biológicas e as mães adotivas.
Mas, um detalhe foi colocado: a palavra verdadeira.

Existem mães biólogicas, que nem sempre possuem o sentimento humano de amor ao próximo.
Podemos perceber isto, quando lemos ou ouvimos na mídia, sobre casos de mães que maltratam seus filhos, ou até mesmo, os jogam literalmente na lata de lixo, como se fosse um objeto.

Em contrapartida, existem mulheres que por algum motivo não puderam ser mães biológicas, mas que possuem um sentimento de amor ao próximo aflorado e adotam crianças, filhas de outros pais, para criá-las, cuidá-las com dignidade, e o mais importante, oferecer-lhes amor e carinho.

Estas mulheres que abandonam seus filhos como se fossem objetos descartáveis, agem somente por instinto. Ou seja, não pensaram nem antes da concepção do bebe, não pensaram nas conseqüencias de uma gravidez não planejada e sem recursos... Ou quem sabe até pensaram nestes detalhes, porém, deixaram com que seus instintos, prevalecessem sobre a razão.

Talvez você leitor, se espante com este texto. Talvez ache que relacionar estes fatos com a Bíblia, seja algo estranho. Porém, quem ler o Evangelho, tem disponível, preciosas orientações de vida.

Este texto a seguir por exemplo, mostra como a Bíblia possui estórias interessantes, para ilustrar as mais diferenciadas estórias da vida humana. Inclusive para o Dia das Mães.

 Salomão pede a sabedoria Divina. 

De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

O Verdadeiro Sentimento Materno. 

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. 1 Reis 3:6-28. 


                                                                                                                     
 O amor materno manifesta-se com o carinho e atenção. isto mostra que o antigo ditado popular é correto: Mãe é quem cria. Apenas gerar um bebe, não pode ser um motivo para atribuir o título de verdadeira mãe a uma mulher. 

Espero que você leitor, tenha gostado desta postagem. Não importa se você é mãe, se você não é mãe, se tem sua mãe viva ou não, se foi criado por uma mãe biológica ou adotiva. Um fato é certo: todos nós somos filhos. 


Mãe, madre, mother, mama. 
Em qualquer país, em qualquer cultura, com a situação economica que seja. 
A verdadeira mãe, a mulher que possui o verdadeiro sentimento de amor ao próximo, certamente cuidará bem dos seus filhos, e vai querer oferecer à eles, a melhor vida possível, dentro de suas condições. 











O amor materno, por tão grandioso que seja, representa apenas um pouquinho do Infinito amor de Deus por você. 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 
João 3:16

E também há outro verso bíblico que diz: "Ainda que meus pais me abandonem, o Senhor Deus me acolherá." 
  Salmo 17:10 

À todos os leitores: Um Feliz Dia das Mães ! 

A Paz de Deus esteja com você ! 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reconciliações da Vida.

"Reconciliar-se com os outros é a condição básica para que as orações sejam atendidas".

Jesus Cristo nos deixou como exemplo a oração do Pai Nosso, que na Bíblia Sagrada aparece expressa nas seguintes palavras.

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." 
                                                                                                                                   Mateus 6:9-15

E ele (Jesus) lhes disse: Quando orardes, dizei: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. " 
                                                                                                                                          Lucas 11:2-4


Nas duas passagens bíblicas, Jesus Cristo nos deixou claro: "Senhor Deus, perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". 

Em outras palavras: se você pedir a Deus para que Ele o perdoe, mas se você não foi capaz ainda de perdoar alguém que lhe fez algo desagradável... Deus lhe convida, nesta mesma oração que Jesus Cristo nos ensinou, a você primeiramente perdoar esta pessoa, para que igualmente, com o mesmo sentimento, e mansidão, Ele perdoe as suas faltas e erros.

Há outras passagem na Bíblia, que mostram a reconciliação entre os seres humanos, a capacidade de perdoar, como uma forma de não somente melhorar os relacionamentos entre as pessoas, mas como uma maneira de nos aproximar de Deus:


"Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."                                                                          
                                                                                                                                         Mateus 5:24
Neste caso, outra vez Jesus Cristo nos mostra, que de nada nos serve alçar ofertas, ajudar ao próximo, ser um bom colaborador na comunidade onde freqüentamos, se somos incapazes de perdoar.
Antes, nos recomenda, a "acertar as contas" com os nossos irmãos, amigos, ou pessoa com a qual por ventura temos algum desentendimento.

Este pequeno trecho a seguir mostra que devemos ainda aprimorar mais esta capacidade de reconciliarmos:

"Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão."  
                                                                                                                                          Lucas 12:58

 Nesta situação nossa capacidade de perdoar é testada ainda mais, porque quando um caso chega ao ponto de ser levado aos magistrados, está implícito que provavelmente, trata-se de uma situação onde alguém possa ter causado um prejuízo ou dano muito grande, que não pode ser resolvido apenas entre duas pessoas ou um grupo, em uma conversa cordial.
E mesmo assim, Jesus Cristo nos orienta: "No caminho, quando estiveres com o teu adversário, procura reconciliar-te com ele antes de que chegue o momento que um juiz tome partido do caso. "

O Senhor fala isso sabiamente, pois sabe das conseqüencias e do tempo o qual tanta gente perde para às vezes resolver casos, que poderiam ser solucionados de uma maneira pacífica, e com mansidão entre as pessoas que por acaso tem algum assunto importante ou difícil a ser tratado.


É  preciso corrigir a postura mental de culpa, acusar, ou criticar os outros, e passar a viver em sintonia com o amor de Deus, que é infinitamente generoso. Essa é a condição básica para que as orações sejam atendidas: Harmonizar com os outros.

Que a Paz de Deus esteja com você !

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Pensar e o Sentir.

O que devemos pensar ?
Será possível mudar os nossos pensamentos ?

Humanamente falando é impossível !
Nós seres humanos não temos poder o suficiente para mudar nossos pensamentos.
Porém, de acordo com a Bíblia Sagrada, Deus, nosso criador, é tão misericordioso, que não nos deixou como seres "soltos" ao bel prazer, "desprezados" ou largados neste Mundo sem uma orientação.

Jesus Cristo disse que estaria conosco para sempre, e Ele é fiel para cumprir.
Também disse, que nos deixaria seu Santo Espírito, o qual nós só podemos conhecer de fato, ao orarmos a Deus e se meditarmos nas palavras do Evangelho.

Em outras palavras, nós humanos, se nos deixarmos levar por nossos instintos "primitivos", sem orientação, provavelmente nos tornaremos selvagens, inadaptados, ou seja, não aptos para viver bem e harmoniosamente em sociedade.

Infelizmente, o que vemos no Mundo nos dias atuais, são pessoas cada vez mais descrentes, mais largadas.
Pessoas que não querem saber nem dos estudos academicos (de escolas, cursos ou universidades) nem da educação familiar e muito menos de conhecer alguma religião. Então, não é de se admirar, que se muitas pessoas não aceitam a idéia de que precisam de uma orientação ou de regras para viver bem em sociedade, o mundo se encontra assim, como nós vemos hoje. 

Como poderíamos então, conviver dentro de uma sociedade com seres humanos a cada dia com mais tendencia de desligar-se das regras de boa conduta e do amor ao próximo ? 

A Bíblia, um livro com mais de 2000 anos de existencia, escrita por pessoas inspiradas por Deus, nos oferece gratuitamente excelentes dicas, de como melhorar nossos pensamentos e organizar as nossas idéias.
 Como ?Você leitor pode perguntar-se. Na Bíblia ?

Sim ! E aqui está um pequeno texto, escrito pelo apóstolo Paulo, na carta aos Filípenses que nos orienta quanto ao que devemos fazer para tornarmos pessoas serenas e mais leves.

 "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco". 
                                                                                                                                   Filipenses 4:4-9
http://www.bibliaonline.com.br/acf/fp/4

Percebemos neste texto escrito por Paulo aos Filipenses, que nós seres humanos, não podemos mudar nossos pensamentos assim, de uma  hora pra outra, mas podemos sim, controlar aquilo que vemos, aquilo que lemos, "do que nós nos preenchemos".

Se estamos diariamente ligados às boas palavras, à boa leitura, à boa música, os bons hábitos serão uma conseqüencia.

Então, lembremo-nos que:

A Bíblia não é um livro que está disponível somente para os cristãos, ou só para os fanáticos, ou só para os  pastores ou padres.
A Bíblia é um livro, que mesmo que algumas pessoas não estejam de acordo com tudo o que nele está escrito, possui mensagens interessantes, que podem ser lidas por qualquer pessoa.

Todos nós podemos ler a Bíblia ! E quem por ventura não sabe ou não pode ler, pode ouvir, pois atualmente existe a Bíblia disponível também em áudio. Ler ou ouvir boas palavras, certamente nos inspira bons pensamentos e boas atitudes.

Que a Paz Deus esteja com você !