terça-feira, 28 de agosto de 2012

Palavra no Tempo Certo.

Olá leitor,

Através da leitura da Bíblia, encontramos orientações para diversas situações do nosso dia a dia.
Deus em Sua palavra, nos deixa livres para escolher qual atitude ter diante dos fatos, mas, Ele nos cuida, e sabe o que é melhor para você e para todas as outras pessoas.

Quantas vezes observamos pessoas que por muito falar, não prestam atenção nas pessoas à sua volta por exemplo?

Quantas vezes percebemos tantas desavenças e desentendimentos por conta de uma palavra falada em um momento inoportuno.
Muitos seres humanos se excedem no falar. Muitas pessoas, às vezes de maneira inconsciente, quer se sobressair em um grupo, ao dirigir um seminário, pregação ou palestra.

Infelizmente, isso acontece até mesmo dentro das igrejas.

Pessoas convidadas a pregar ou a dirigir uma reunião, talvez de maneira inconsciente, tornam os cultos massantes, por tanto repetir as mesmas palavras.
Condutas como esta, pode até mesmo afastar algum visitante, ou uma pessoa que pela primeira vez visita a igreja.
Pessoas perdem a atenção em cultos extensos e repetitivos
E por educação, quase todos os visitantes ou membros, não se queixam, não falam nada. Muitos simplesmente desaparecem, não retornam mais às reuniões. O que também é um erro, porque, se estas pessoas simplesmente abandonam a igreja sem falar os motivos, a falha permanece e o mesmo pode acontecer com outros.

Tudo na casa de Deus deve ser realizado com ordem e decencia. 

O apóstolo Paulo escreve sobre este tema:

"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem".
1 Coríntios 14:40 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/14/40

Deus nos orienta a levar uma vida prática e decente.

Mas principalmente, mostra que na Igreja, todos os irmãos, devem ter educação. Os cultos devem ter ordem, os horários devem ser respeitados, e os pregadores, oradores, cantores, devem ser os primeiros exemplos a cumprir estas orientações divinas.

O ambiente perturbador, certamente afasta aquelas pessoas que vão à igreja em busca de paz e tranquilidade. 

Ao tornar um culto longo, desorganizado, com músicas em som muito alto, com discursos repetitivos, é quebrada a orientação divina, de ordem e decencia. E isso leva até mesmo pessoas fiéis e sinceras, procurar outra igreja, onde poderá encontrar um ambiente melhor organizado, onde a Palavra de Deus é mais importante que qualquer outro feito ou palavreado humano.

 Para finalizar o texto, uma orientação divina do livro de Provérbios.


Que a Paz de Deus esteja contigo ! 







quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Deus: O Nosso Socorro.


"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". João 16:33http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/16/33

Olá leitor,

Em nossa vida, nós humanos, poderemos passar por momentos bons e também momentos ruins.

Algumas pessoas, se esquecem de Deus, ou abandonam a fé, porque ao vivenciar uma situação desagradável na vida, acham que foram desamparadas.
Como lemos neste pequeno trecho bíblico, dito pelo próprio Jesus Cristo, "No Mundo tereis aflições".

As aflições, podem ser diversas: o desemprego, uma enfermidade, um acidente, ter algum usuário de drogas na família, a perda de um ente querido, o divórcio, a depressão, um problema jurídico sério, o vício, enfim: tudo aquilo que por ventura, nos tire a paz e a tranquilidade, é uma aflição.

Mas Jesus, no mesmo trecho diz: "Mas tende bom animo, porque eu venci o mundo".

Jesus ao vir à Terra, nos salvou ao viver  todas as situações que um ser humano geralmente vive, porém sem pecar. Ele te presenteou com a vitória, e gratuitamente te brinda, com a salvação.
Com base nesta promessa, podemos passar pelas situações difíceis, com a convicção, de que Deus está conosco.

Na Bíblia, o apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos. 


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."   Romanos 8:35-39


E o que fazer para ter esta fé? 

Para ter esta confiança, é necessário estar em comunhão com Deus: ler a Bíblia e orar, são dois pequenos passos para ter a fé fortalecida.

E, um modo mais eficiente, além destes dois, é ir à igreja e congregar. Na igreja, estaremos reunidos com pessoas que compartilham a mesma fé. Na igreja, uma pessoa pode apoiar uma a outra em caso de dificuldades, pode também compartilhar os momentos alegres, pode festejar os momentos agradáveis.
Na igreja, reunidos com pessoas da mesma fé, um irmão incentiva ao outro.

Então, é interessante, que: além de ler a Bíblia e orar em casa, também visitemos a igreja. É uma maneira de estar em sintonia direta com a palavra de Deus.

 Você leitor pode estar em comunhão com Deus à partir de agora !

O Senhor Deus está ao seu lado agora para fortalecer a sua fé, e para lhe orientar como passar pelas mais diversas situações cotidianas, com mais serenidade e confiança para viver.

 Que a Paz de Deus esteja com você !




domingo, 19 de agosto de 2012

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nosso Deus e as Cobranças do Mundo.

Olá leitor,

Nosso Mundo é repleto de assuntos, que podem facilmente nos distanciar de uma vida tranqüila: As tarefas de casa, o trabalho, alguma desavença familiar, as contas, os estudos, os relacionamentos afetivos, as amizades, algum eventual problema de saúde, o medo iminente de que algo pode "dar errado", ou até mesmo, a busca constante pelo "bem estar", divulgado pelos meios de comunicação.

Nós seres humanos, frequentemente somos "cobrados" por outras pessoas, pela mídia, e por nós mesmos. 

Ao abrirmos uma revista, ou ao ligarmos o televisor, nos deparamos com propagandas, que nos incita a ter vontade de ter aquela roupa maravilhosa, aquele belo carro, à realizar uma viagem encantadora. Ou também somos, sutilmente levados a pensar: "como seria minha vida, se eu tivesse este trabalho?", "se minha esposa fosse igual à esta modelo da capa?", ou "se meu esposo fosse igual ao personagem da tal novela?".


Amigo leitor,

Somos literalmente bombardeados por informações, aparentemente lindas, mas que, se não estivermos bem conoscos mesmos, provavelmente, com o passar do tempo, nos sentiremos fracassados, por não termos tudo aquilo que nos é mostrado, ou por não sermos sequer parecidos, com tantos modelos que nos são praticamente impostos.

E onde está Deus nesta situação ?

O livro de Tiago, na Bíblia, nos deixa uma preciosa informação neste sentido. Vamos ler este texto:

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".  Tiago 04: 01-07. 

A Bíblia Sagrada, nos deixa claro neste texto, que: todos nós seres humanos, poderemos em algum momento de nossas vidas, sermos tentados a querer algo que não podemos ter. Podemos cobiçar algo, podemos entrar em verdadeira obsessão por algo, que não nos fará bem.

Deus ama você leitor ! Deus quer o melhor para seus filhos ! 

O Senhor conhece seu coração, conhece seus pensamentos. Ele sabe o que é o melhor para você e para cada um de seus filhos.

Esta passagem dita pelo apóstolo Tiago, diz que "A amizade com o Mundo é inimizade com Deus".

Nós não devemos estar alheios aos acontecimentos à nossa volta. Apenas, não devemos nos deixar dominar por tantas cobranças impostas pela mídia, por outras pessoas, e às vezes por nós mesmos.

A amizade com o Mundo é inimizade com Deus, porque quando você leitor, passa a querer tudo o que é mostrado pela mídia... Ou quando você começa a se sentir um derrotado, por não ter tudo aquilo que você gostaria de ter, você automaticamente quebrará o Primeiro e o Segundo Mandamento de Deus que dizem:

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos".   Êxodo 20:01-06.


Ao querer tantas outras coisas, passamos a ter ídolos.
Se nos deixarmos influenciar pelo bombardeio de propagandas e cobranças passaremos quem sabe, a "nos endeusar", e assim, certamente, Deus deixará de ter o primeiro lugar em nossas vidas.

É bom para nós, termos nossos pensamentos conectados aos propósitos divinos.

Deus nos diz em sua palavra, que ele nos dá a Paz, mas não como o Mundo nos dá: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". João 14:27. 

O Senhor também nos diz que: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra."
Isaías 01:19. 

E para finalizar, o próprio Jesus Cristo, nos deixou uma preciosa mensagem, para nós levarmos uma vida em comunhão com Deus, e torná-lo sempre, a prioridade em nossas vidas: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".  Mateus 06:33. 

Que Deus sempre seja o referencial na sua vida !


 Amém !

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Examinai as Escrituras.


"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam";  João 05:39.
                                                                                              http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/5

Nesta passagem bíblica, o apóstolo João, narra as palavras do próprio Jesus Cristo, Filho de Deus.
Jesus, nos orienta, a ter a Bíblia Sagrada, como referencial, para nossas atitudes diárias.

E por que isso ?

A Bíblia Sagrada, conta estórias de pessoas de diferentes estilos. No Evangelho encontramos estórias de  pessoas pobres e ricas, de reis e de empregados, de adultos, de idosos, de jovens, de crianças, de mulheres, de crentes e descrentes.
E todos os relatos bíblicos, nos leva a meditar, nas palavras e nos feitos do Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia é um livro diferente. 

Trata-se de uma pequena biblioteca, composta de 66 livros escritos por cerca de 40 autores, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante um período de 1.600 anos.
 Milhares de pessoas já deram a vida, literalmente, em defesa das verdades nela contidas. Por abraçarem essas verdades, blasfemos já se tornaram reverentes; ébrios se tornaram sóbrios; adúlteros se tornaram puros, e diferentes mudanças mais, aconteceram nas vidas de pessoas que conheceram a Bíblia, e decidiram viver seus ensinamentos.

O que torna a Bíblia um livro tão especial ? De onde vem seu poder ? Que valor ela tem para nós atualmente ? 

Ao ler o livro de João, capítulo 17, encontramos as palavras de Jesus Cristo. O Senhor neste relato, deseja que seus seguidores, mantenham-se firmes nas palavras do Evangelho. http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;" 
João 17:17-20.

 Como ler a Bíblia ?

 Antes de ler a Bíblia, Jesus nos orienta a orar. Devemos pedir a orientação de Deus. Desta forma, o Espírito Santo nos dará a direção, e nos fará entender melhor as escrituras.

 O profeta Isaías, no Antigo Testamento, nos orienta como ler a Bíblia.


"A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali." Isaías 28:09-10. http://www.bibliaonline.com.br/acf/is/28/9-10

  Um pequeno resumo de orientação:

  Para Jesus, a Palavra de Deus é a fonte da vida. Muitos estudam e não entendem.
  A forma correta de estudar a Bíblia é um pouco aqui e um pouco ali, sobre o mesmo assunto.
 (ou seja, devemos comparar os textos bíblicos uns com os outros).
  Toda a Bíblia é inspirada por Deus. Não podemos tirar nem acrescentar nada às Escrituras.

 Leitor,

 Se você deseja conhecer melhor a Bíblia, se deseja receber uma orientação de estudo bíblico, procure por uma Igreja Adventista do Sétimo Dia mais próxima de você.

 Se você está na Zona Leste de São Paulo, está convidado a conhecer, a visitar a Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Vila Granada.
 Sua presença será bem vinda !

 A Paz de Deus !



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Salmo Para Seu Dia.

Olá leitor,

Uma das maneiras mais interessantes de se familiarizar com a Bíblia, é a leitura dos Salmos.
Geralmente com linguagem simples, os Salmos são versos de uma conversa com Deus. São orações cantadas pelos salmistas.
 Através destas palavras podemos aos poucos perceber a prontidão do Senhor em nos ouvir. Assim, o Espírito Santo de Deus aos poucos trabalha em nossas mentes e em nossos corações. Jesus Cristo orava diariamente, e nos deixou este exemplo. O Filho de Deus nos ensinou a orar sempre, em qualquer ocasião, pois sabe, que meditar em boas palavras, nos ajuda a viver melhor.


A Paz de Deus !