quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A definição do Amor na Bíblia.

Olá leitor,

A texto a seguir, foi escrito pelo apóstolo Paulo, um dos escritores mais inteligentes e eloqüentes que o Mundo já conheceu.
A história de vida de Paulo foi bastante conturbada. Ele tem origem nobre, foi um doutor da lei (o equivalente a um advogado na época atual). Falava vários idiomas, também era um habilidoso construtor de tendas e trabalhos manuais.
Paulo perseguia cristãos, até que um dia, foi bruscamente impactado pelo poder de Deus, e após entender o significado verdadeiro do Amor ensinado por Jesus Cristo, deixou de combater os cristãos, para levar a mensagem cristã a toda a humanidade.

Esta passagem bíblica é muito conhecida, já foi tema de músicas, é às vezes escrita como poesia, como poema, também ilustra alguns convites de casamento.

Mas, será que a maioria das pessoas já leu esta passagem calmamente?
Será que este trecho bíblico é fácil de ser vivenciado?

Porque uma coisa é ler um verso, outra coisa é sentí-lo e vivenciá-lo em nossas vidas. Para você leitor, a mensagem sobre o amor, escrita por Paulo, em I Coríntios 13.


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."  I Coríntios 13:1-13. 

Que cada um de nós, possamos ler e meditar nestas palavras.
Que estas palavras não sejam somente letras escritas em uma tela de computador.
Que Deus nos capacite diariamente, para entender e vivenciar esta bela passagem bíblica.

A Paz de Deus !





domingo, 23 de setembro de 2012

Exemplo de Tranqüilidade e Confiança em Deus.

Olá leitor,

Algumas pessoas com alguma freqüencia perguntam: "Como confiar em algo que não vejo?" .

A Bíblia Sagrada possui relatos, de pessoas que também chegaram a duvidar do poder de Deus, mas que, após perceberem as evidencias de que o Senhor está no comando de todas as obras na Terra, entregou seus caminhos à Ele, e pode viver plenamente na esperança de graça concedida por Deus.

O trecho bíblico a seguir conta a estória de José, pai terreno de Jesus Cristo:

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." 
                                                                                                                               Mateus 01:18-25. http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/1

Neste pequeno trecho, percebe-se que José, à princípio duvidou de que Maria pudesse estar grávida, por meio do poder do Espírito Santo.
Ele pensou em deixá-la, uma vez que, ele não havia se unido intimamente com Maria.

Naquela época, uma mulher que ficasse grávida fora do casamento, era algo totalmente condenável.
José era apenas namorado de Maria, quando soube desta notícia.

Ele ficou estarrecido !
Provavelmente até pensou que Maria o traiu.

Mas, antes de se precipitar, José pensou, foi dormir, e em sonho, lhe foi revelado, que aquele bebê que Maria esperava, era fruto da ação do Espírito Santo de Deus.
Que aquele filho era o filho da promessa, relatado desde os tempos de Isaías, como diz a passagem:

"Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." 

É comum ver casos, onde as pessoas agem antes de pensar. Não esperam nem um momento para verificar os fatos, se precipitam, e por este motivo, agem por instinto e impedem que os fatos em sua vida, sucedam de maneira mais tranqüila.

Se José agisse por puro instinto, sem pensar, talvez fosse correndo à casa de Maria e começasse uma briga, cheia de raiva, desconfiança.
Ou talvez simplesmente a deixaria, ficaria decepcionado, e largaria Maria sozinha, desamparada.

Mas, Deus nunca realiza Suas obras de maneira arbitrária. 

Deus encontrou graça, tanto em Maria, pois a escolheu para gerar Jesus, como também viu em José, um homem honrado, que certamente, cumpria todos os requisitos, para realizar a importante tarefa, de cuidar daquele que seria o homem mais importante que a Terra já viu.

E nós atualmente? Será que você leitor, teria esta coragem que teve José em assumir tão grande responsabilidade de cuidar de um filho não gerado por ele?

Será que é fácil atualmente, encontrar pessoas com a tranqülidade de José? 

Hoje em dia o que vemos, na maioria dos casos, são pessoas que mal sabem de uma informação, e já partem para a agressão física, já partem para insultos, não esperam, não confiam, agem primeiro, e pensam depois. Nem sequer pensam em Deus neste momento.

E, observamos, que quando as pessoas agem pelo instinto, geralmente são dominadas pela raiva, pela ira, e um fato que é de simples solução, pode até mesmo transformar-se em algo sério ou trágico.

Esta passagem bíblica, é um exemplo de tranqüilidade: porque José apesar de espantado, apesar de pensar em abandonar Maria, ele pensou.

É um exemplo de amor: sim, porque José não estava com Maria por simplesmente um "passatempo". Ele a amava. E não deixou de amá-la, por isso, apesar de primeiramente desconfiar, acreditou no sonho que teve, assumiu o filho que ela esperava, a respeitou, e constituiu uma família com ela.

E é um exemplo de confiança em Deus: e aí é que está o mais importante deste texto: Só podemos confiar naquilo que conhecemos. José conhecia as escrituras ! Ele conhecia as palavras dos profetas do Antigo Testamento, e sabia que em algum dia, nasceria o Filho de Deus.

Que honra deve ter sido para José, ter despertado da revelação que teve, e saber que ele foi o escolhido para ser o pai adotivo de Jesus !

Este é um exemplo que nós devemos pensar também, para os dias de hoje !

Para vermos a glória de Deus manifestada em nossas vidas, precisamos nos inspirar neste exemplo deixado por José.

Tranqüilidade, amor, e confiança.

José confiou, naquilo que não viu. Mas, o conhecimento que ele tinha das profecias, deu-lhe forças, para assumir a responsabilidade, de aceitar ter Jesus como membro de sua família.

Que você leitor, possa refletir nesta passagem bíblica, e assim como José, pensar antes de agir, buscar o conhecimento nas Sagradas Escrituras, e assim, ter a plena confiança, que Deus está no comando de todos os acontecimentos neste Mundo.

A Paz de Deus !


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tende Bom Animo !

Olá leitor,

Sempre esperamos que o próximo dia seja melhor que o anterior.
Nós humanos, por nossa própria natureza, sempre dirigimos nossos olhos, a nossa atenção, à tudo aquilo que nos parece mais lindo, mais caro ou mais interessante e moderno.

Ao andar pelas ruas por exemplo, se estamos em algum lugar com vitrines, se paramos para observar, frequentemente perceberemos, que nosso olhar se dirige para a peça exposta mais cara ou chamativa.

Por nossa própria natureza, almejamos algo lindo. E é por esta razão, que muitas pessoas se decepcionam ou se entristecem.
Quando alguém não consegue obter aquilo que deseja, pode sentir-se frustrada.

E o mesmo acontece, quando nós humanos, temos como referencias, modelos de família expostos na mídia, novelas e revistas.
Na mídia, filmes ou novelas, geralmente são expostas famílias bonitas, mulheres elegantes, homens ricos e bem sucedidos, pessoas fortes, determinadas, que quase sempre conseguem tudo o que querem.

Mas, e quando a nossa vida não é igual à tudo aquilo mostrado?
E quando aparece alguma dificuldade ?

Nem todas as famílias são ricas por exemplo !
Nem todos os homens são fortes, musculosos e bem sucedidos em seus trabalhos.
Nem todos os jovens tem a oportunidade de estudarem em um bom colégio.
Nem todas as mulheres, tem condições de realizarem tratamentos estéticos caríssimos, para ter um físico admirável, e ficar bem com qualquer roupa que vestirem.

E o que tudo isso tem a ver com Deus ?

Caro leitor,

Jesus Cristo, o filho de Deus, foi o homem mais sábio que o Mundo já conheceu.
Jesus nasceu em uma família humilde.
Ele não tinha grandes recursos financeiros.
Relatos históricos, não mostram a imagem de Jesus como um homem forte, musculoso também.
Ele viveu com simplicidade.
Além disso, Jesus Cristo, nos deixou um ensinamento precioso, para toda a humanidade. Esta mensagem deixada por Nosso Senhor, é útil para você também.
Jesus Cristo, disse que no Mundo passaríamos por algum momento desagradável, mas, nos orienta a ter bom animo. Porque Ele venceu o Mundo.

Como fazer com que esta mensagem funcione em minha vida ? 

Talvez você se pergunte.

Através da oração sincera, da comunhão com Deus, da leitura da Bíblia, é possível aos poucos encontrar esta paz prometida por Jesus.
Ao estar em contato com a Palavra de Deus, a mentalidade se abre para novos pensamentos. Perceberemos que o Senhor sabe o que é o melhor para nós humanos.
Mesmo em meio as tribulações, angústias, problemas sérios, Deus está presente. Só Ele pode ajudar alguém. 
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". João 14:27.
A Paz de Deus é diferente da paz do Mundo.

A paz do mundo, é passageira. Podemos nos contentar com algo oferecido pelo mundo (bens materiais, uma posição social mais elevada, uma boa condição financeira, um melhor cargo no trabalho, uma roupa mais cara), mas ao passar de alguns dias, aquilo que obtivemos terá "perdido a graça".

A Paz que Jesus se refere, é a confiança que Deus nos ama. E está conosco em todos os momentos. 

Por isso leitor, diante de qualquer situação, Deus nos orienta a ter bom animo ! 

Desta maneira, seu coração estará confortado, por aquele que te criou ! Desta maneira, sua mente estará mais tranquila e serena. E você se sentirá mais confiante, ao saber que Deus está contigo.

Boa Semana ! 

A Paz de Deus ! 









quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Deus em Primeiro Lugar.


Cântico dos degraus, de Salomão.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. 
                                                                  
                                                            Salmos 127:1-5