quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como Ajudar Ao Próximo.


 Olá leitor,

 Algumas pessoas são resistentes à ideia ou ao ensinamento de que devemos ajudar umas às outras a nossa volta, porque um dia podemos precisar da ajuda de alguém.

 No Mundo atual, muita gente se comporta de maneira cada dia mais fria e egoísta. Talvez por desilusão com o ser humano, talvez por medo, ou quem sabe, motivadas por alguma ideologia política ou filosófica.
Ou seja: simplesmente atribui aos governantes a obrigação de cuidar de tudo e trabalhar de modo a distribuir igualmente todas as rendas produzidas em determinado território.

 Quem pensa desta maneira está correto ? 

 Se analisarmos e conversarmos com alguma pessoa cética que reluta em auxiliar ao próximo, e não oferece sequer um copo d´àgua à alguém com sede, certamente esta terá argumentos convincentes para justificar seu comportamento.
Isso contudo, não significa que esta pessoa esteja correta, e que seu comportamento deve ser copiado.

Em contrapartida... 

Existem pessoas que são bondosas até demais, e acabam por prejudicar sua própria vida com a intenção de ajudar aos outros.
Por exemplo: alguém que faz uma dívida, para poder auxiliar uma pessoa com problemas financeiros. Ou, alguém que pega o pouco alimento que possui, dá ao outro e depois fica sem.

Quem age desta maneira está correto?

Esta pessoa ao agir desta forma, pode até achar que está a fazer o bem. Quem de fora, pode admirar esta conduta, mas esta atitude, é tão radical quanto ao do indivíduo que não compartilha nada do que tem motivado por algum forte sentimento pessoal.

Geralmente uma pessoa "bondosa" demais se desilude, ou sem querer, começa a se enaltecer, por mostrar à sociedade que "eu faço... tiro do meu para dar para os outros".

Ambos os sentimentos ao longo do tempo são ruins. Podem inclusive agravar a pobreza tanto de quem recebe a boa ação, quanto a pobreza de quem doou.

É certo ajudar as outras pessoas? O que diz a Bíblia com respeito a este assunto? 

A Palavra de Deus nos mostra o equilíbrio quando o assunto é ajudar ao nosso próximo. Veja esta passagem bíblica.

31- E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32-  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33- E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34- Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35- Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36- Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37- Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38- E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39- E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40- E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 
41- Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42- Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43- Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44- Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45- Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46- E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:31-46   http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25  .

Nesta passagem bíblica, Jesus Cristo nos orienta como podemos auxiliar as pessoas à nossa volta.
O Senhor diz que quando ajudamos alguma pessoa com qualquer necessidade que seja, auxiliamos a Ele próprio.

 Como ajudar ao próximo ? 

 Uma simples atitude, como oferecer alimento a quem não tem, é considerada por Jesus com uma grandiosa ação.
 Quando podemos auxiliar alguém e não o fazemos, seria renegar todas as bençãos que possuímos.
 Isso porque, como vimos na passagem bíblica, não é somente com alimentos e bens materiais que podemos   colaborar.

 Quando visitamos um enfermo, quando doamos uma pequena parte do nosso tempo ao ouvir alguém angustiado, quando oferecemos hospedamos ou oferecemos um abrigo a alguém sem moradia, também ajudamos.
Ou seja: ajudar ao próximo está ao alcance de todos os seres humanos, sejam eles com boas condições economicas ou não.
 

A Bíblia Sagrada não obriga ninguém ajudar ninguém, mas mostra certamente o destino dos omissos, ou seja: aqueles que podem ajudar e não o fazem.

Mesmo para quem é ateu, livre pensador ou pertencente a outra denominação religiosa não cristã, sabe-se que na sociedade a omissão é algo considerado perigoso. Como diz uma citação famosa do mundialmente conhecido Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."     http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

Mas como ajudar sem ser taxado de "bobo"? Como não ser enganado pelas outras pessoas? 

A Palavra de Deus responde nos seguintes textos:

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."  Lucas 6:41-42 http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/6  .

Jesus diz nesta passagem que primeiro devemos cuidar de nossa própria vida, para depois ter condições de ajudar alguém.
Quem é "bondoso demais", tira do seu próprio sustento para fazer benfeitorias para o outro, e depois vai pedir auxílio a outro, age com hipocrisia.
É necessário ter uma medida, para ajudar sem se prejudicar.

Outro texto diz:


"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o descrente."  I Timóteo 5:8 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/5 .

Esta passagem está em um contexto onde é ilustrada situações cotidianas e algumas orientações de conduta para cada uma delas.
Com respeito a ajuda ao próximo, o apóstolo Paulo nesta carta é bem claro: primeiramente devemos cuidar da nossa casa, dos nossos familiares, daquelas pessoas mais próximas a nós. Caso o contrário, toda e qualquer ajuda aos necessitados de fora, são praticamente inúteis.

 E por fim uma orientação que serve para todas as pessoas que gostam de colaborar por uma vida melhor na sociedade.

 1- Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
 2- Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
 3- Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
 4- Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.  Mateus 6:1-4   http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6  .

Se tudo o que toda a matéria prima neste Mundo foi criada por Deus, não é obra total de seres humanos, então toda a honra e glória não pertence a ser humano algum.

Se alguém realiza boas obras, não é necessário que se faça discursos comoventes, alaridos, ou que a pessoa que ajuda se enalteça e se encha de orgulho.
A humildade deve permanecer nos corações daqueles que se dispõe a auxiliar alguém.
Deus conhece as motivações de cada indivíduo. Ser humano algum neste Mundo tem esta capacidade.
Uma pessoa pode até desconfiar dos motivos ou das obras que alguém fez ou deixou de fazer, mas nunca conhecerá os sentimentos e razões verdadeiras da atitude de um semelhante.

Conclui-se que: 

A omissão é algo rejeitado tanto por Deus, quanto pela sociedade. Portanto, cristãos, ateus, livres pensadores ou religiosos de qualquer denominação, devem ter a consciencia que todos dependemos uns dos outros, por isso é de bom grado e de bom senso ajudar alguém quando nos é possível, de acordo com as necessidades.

Atribuir responsabilidades aos outros, é muito fácil: o "ajudar ao próximo" primeiro começa com você mesmo, depois com seus familiares, amigos ou pessoas do seu convívio diário.

Se você está aí a ler este texto, é porque alguém algum dia lhe ensinou a ler.
E se você por acaso não lê, mas tem alguém ao seu lado para ler este texto para você, é porque este alguém  dispos parte de seu tempo, para desfrutar de sua companhia e também lhe auxiliar.

Talvez você não possa mudar o Mundo, mas pode certamente fazer do seu ambiente, com suas atitudes, com a sua solidariedade, um lugar melhor para se viver.

A Paz de Deus !



Nenhum comentário:

Postar um comentário