segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Adventistas são sectários e exclusivistas?

Retirado de:
Michelson Borges

“Os adventistas são sectários, exclusivistas e não acreditam que as pessoas de outras denominações religiosas evangélicas sejam cristãs.” Palavras dos críticos do Adventismo. Infelizmente, dez em cada dez críticos do adventismo afirmam tal coisa. Agora leia estas três citações de documentos OFICIAIS da Igreja Adventista do Sétimo Dia:

“Não cremos que somente nós constituímos os verdadeiros filhos de Deus – que somos os únicos e autênticos cristãos que atualmente existem sobre a terra. Cremos que Deus possui um grande número de seguidores fervorosos, leais e sinceros em todas as comunidades cristãs que […] são testemunhas verdadeiras do Deus vivo […]. Os adventistas do sétimo dia creem firmemente que Deus possui um precioso remanescente, uma multidão de crentes fervorosos e sinceros, em todas as igrejas (não excetuando a comunidade católica-romana)” (Questões Sobre Doutrinas, p. 162, 165).

“Reconhecemos aquelas agências [igrejas evangélicas ou católicas] que exaltam a Cristo diante das pessoas como parte do plano divino para a evangelização do mundo e temos em alta estima os homens e mulheres cristãos de outras denominações que estão empenhados em ganhar almas para Cristo […]. Se a mudança de convicção levar um membro de nossa igreja a não se sentir mais em harmonia com a fé e a prática adventistas, reconhecemos não somente o seu direito mas também a sua RESPONSABILIDADE de mudar, SEM OPRÓBRIO, sua filiação religiosa, conforme suas crenças. Esperamos que outros organismos religiosos atuem no mesmo espírito de liberdade religiosa” (Declarações da Igreja, p. 152. Grifos meus).

“A igreja universal é composta por todos os que acreditam verdadeiramente em Cristo […] Deus tem filhos em todas as igrejas” (Nisto Cremos, p. 204, 223).

Diante dessas três citações, uma pessoa intelectualmente honesta, cristã, estudiosa e sincera só tem duas opções:

1. Ou ela ama a verdade mais do que seu orgulho e reconhece que as crenças oficiais dos adventistas do sétimo dia reconhecem que os não adventistas são tão cristãos quanto os adventistas. Logo, os adventistas não são sectários, nem exclusivistas.

2. Ou ela ama seu orgulho mais do que a verdade, fecha os olhos para essas declarações oficiais, claríssimas, tenta dar uma “desculpa” para essas citações fortes (“isso é uma forma de nos enganar”… bah! Já escutei esse tipo de coisa) e continua a fazer duas das sete coisas que o Senhor detesta em Provérbios 6: “…A testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos” (v. 19).

Os adventistas do sétimo dia podem estar errados, completamente errados, lamentavelmente errados, redondamente errados, desesperadamente errados… com respeito às suas crenças. Mas o que não pode ser dito é que são sectários ou exclusivistas. Quem diz isso ou desconhece os fatos ou diz uma mentira. Desculpe as palavras fortes, mas, nesse caso, não há opção!

(Bruno Ribeiro Nascimento é professor substituto na UFPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário