terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tempo de Levar a Palavra de Deus.

 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."   02 Timóteo 04:02. 

Olá leitor,


Muitas pessoas que creem em Deus, às vezes dizem: "não sou um bom pregador das mensagens bíblicas", "pregar não é o meu dom", "não sei como começar a falar de Deus para alguma pessoa", ou então questionam: "onde pregar a palavra do Evangelho?", "qual é o melhor momento para falar de Deus para alguém?". 


Nesta passagem bíblica escrita pelo apóstolo Paulo, na segunda carta a Timóteo, ele nos deixa uma orientação que pode responder à estas questões de uma maneira clara e simples. 


"Que pregues a palavra, instes (ou seja, quando seja necessário, de maneira que esta palavra seja bem vinda... que sempre estejamos preparados para ministrar a palavra de Deus com diligencia). 


A tempo e a fora de tempo: isto significa, que todas as pessoas que estão firmes nas escrituras, conseguirão fazer de qualquer momento a hora certa para trazer uma palavra de conforto, de alento, ou, através de sua conduta, conseguirá transmitir os ensinamentos bíblicos. 


Reguardas, repreendas, exortes, com toda a loganimidade e doutrina: 


Reguardas: observar, guardar com cuidado


Repreendas: ou seja, às vezes um cristão precisa ser um pouco "duro" com algum irmão ou amigo que por ventura está por cair em algum erro, ou já está em uma vida complicada. Às vezes se faz necessário, dizer a uma pessoa, que de acordo com a palavra de Deus, o melhor caminho a seguir não é aquele que ela está. Mas isso deve ser feito com muito carinho e cuidado.


Exortes: oriente. 


Com toda a longanimidade e doutrina: longanimidade - com benevolencia, com respeito para com o próximo. E doutrina: ou seja sempre de acordo com a Bíblia, com a fé e principíos de Deus. 


Esta frase curta escrita por Paulo, nos mostra que: toda as pessoas que estudam a Bíblia, todas as pessoas que estão em comunhão com Deus, terão sempre respaldo, estarão sempre preparadas para pregar, para levar uma mensagem de conforto e paz para alguém, a qualquer momento. 


Nos dias de hoje, muitas pessoas mostram ser descrentes. Para alguns crentes, este parece ser um grande desafio. 



Muitos seguidores do Evangelho, demonstram um certo receio em falar de Deus, por terem medo de serem mal interpretadas, de serem tidas como fanáticas. 

É fato, que nem todos os cristãos tem o dom de pregar o evangelho, mas, todos os crentes em Deus, já nasceram um missionário. 


"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

 Não desprezes o dom que há em ti,"1 Timóteo 4:13-14

"Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu 

aproveitamento seja manifesto a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 1 Timóteo 4:15-16


Pode ser leitor, que você ainda não se sinta preparado para pregar a palavra de Deus. 

Pode ser, que você se ache incapaz de dar um testemunho.

Mas lembre-se que você tem um dom, você é capaz. Talvez não saiba pregar em um púlpito, talvez nunca falou em público, mas você mesmo, através de uma vida digna, através de sua conduta de benevolencia e honestidade para com o próximo e com a sociedade, é uma carta viva escrita por Deus.


Quando uma pessoa está revestida pelo poder do Espírito Santo de Deus, nos caminhos de Nosso Senhor Jesus Cristo, ela mesmo transmitirá o evangelho sem mesmo falar, e sua vida será um testemunho que poderá levar muitas outras pessoas a despertar o interesse em conhecer melhor a Bíblia Sagrada e seus ensinamentos. 



"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 
02 Coríntios 03:03. 

Que possamos viver diariamente estas palavras. 

A Paz de Deus esteja contigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário