quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Honrar a Deus em Atitudes.

Olá leitor,

O que é honra? O que significa "Honrar" ?

Palavra muito conhecida, mas facilmente com seu sentido ignorado pela maioria das pessoas.
Primeiramente, antes de expor o trecho bíblico sobre este tema, vamos a definição da palavra "Honra" de acordo com os dicionários.

Honra - s.f. Consideração ou homenagem à virtude, ao talento, às boas qualidades humanas.
Pundonor. Sentimento, que leva o homem a procurar merecer e manter a consideração pública.
Boa fama. Glória. Favor, distinção: conceder honras. Castidade; virgindade.

Antigo - Terra privilegiada, pertencente a fidalgos ou cavaleiros.
Cada um dos cinco trunfos maiores, no jogo da imperial. Cf. Mã. dos Jogos, 244.

Pl. Título honorífico.Honraria.
Honras de Miranda, espécie de capote, usado naquela cidade e nas suas vizinhanças.
(De honrar)

Sinônimos de Honra: dignidade, distinção. http://www.dicionarioweb.com.br/honra.html

E o que estas definições tem a ver com Deus ? 

Para entender, vamos ler este trecho. Um diálogo entre Jesus Cristo, seus discípulos e alguns fariseus.


 5 Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 

6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;

7 Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.

10 Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.  
   Marcos 07:05-13. http://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/7

 É possível perceber bem, o significado prático de honra, ao ler o contexto desta passagem bíblica.

Os escribas e fariseus daquela região, frequentemente faziam questão de estar ao lado de Jesus.
Além de quererem aprender as boas novas com o Senhor, tinham como principal intenção, questionar a Jesus.
Sempre que possível, os fariseus desafiavam a Jesus, ao quererem impor as regras e as tradições judaicas como se por meio destas tradições, eles pudessem estar bem na presença de Deus.

E Jesus, com humildade e sabedoria, lhes disse: E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;

Nos dias de hoje, a situação às vezes se repete.

Há muitas pessoas que dizem honrar a Deus, porque vão à igreja, mas seus corações estão longe do Senhor.
Há muitas pessoas que tem a consciencia tranquila, porque oferecem dízimos e ofertas, mas o fazem por medo, ou com o objetivo de alcançar uma benção.
Há muitas pessoas que dizem ser honradas, simplesmente por serem "boas"... Por não fazer "nada de errado". Mas, acham que toda a força que possuem, vem delas próprias. Ignoram completamente, que sem Deus, nada seriam.

Algumas pessoas oram, mas duvidam de Deus, e isso também é desonra-lo.

Algumas pessoas, após obter uma benção, se "esquecem" de agradecer à Deus, e isso também é desonrar.

É fácil dizer que acredita em Deus. O mais difícil é viver esta condição.
Falar que cre em Deus é fácil. Entregar os caminhos ao Senhor com a plena consciencia que Ele é o Criador do Universo e se colocar na condição de criatura, é algo muito difícil para muita gente. 

Deus é o nosso Criador !

Ele quem criou o Universo e tudo o que nele existe, inclusive você.
Nós humanos, em nossa condição de pecadores, não temos como obter méritos por meio de qualquer obra.

Por mais que nos esforcemos, nunca seremos justos perante à Deus. Mesmo que nunca tenhamos cometido algum grave delito, nós humanos, somente somos perdoados e salvos, por meio da fé em Deus e na convicção que Jesus levou uma vida reta e justa, padeceu sem pecar, para nos oferecer a vida eterna.


Nós somente podemos ser santificados, por meio da fé em Deus.
Somente podemos honra-Lo, quando temos a consciencia, que todo o bem que por ventura fizermos, só foi realizado por meio da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.

Uma forma de estar mais próximos de Deus e pedir orientação à Ele, é por meio da oração.

Cada ser humano é único.
Você é único leitor !

Se você se achegar a Deus, orar, contar a Ele quais são seus objetivos, seus planos, pedir ajuda para alguma situação, no silencio, na quietude, Deus lhe ajudará a resolver qualquer assunto.
E claro, agradecer pelo dia de hoje ! Sempre sermos gratos a Deus.

Com oração, com humildade, o honrar a Deus será apenas uma boa consequencia de sua atitude diária.

A Paz de Deus esteja contigo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário