Estudos bíblicos
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Solidão? Nunca mais
Original em http://noticias.adventistas.org/pt/coluna/carolyn-azo/solidao-nunca-mais/
Você está deprimido porque se sente só? Sente que ninguém se interessa por você? Chora toda vez que as pessoas a quem você ama não se importam com você? Quando você entende que a pessoa não tem qualquer interesse por você, isso o deixa frustrado? Então, felicidades! Bem-vindo à sociedade comum. Comum porque milhões de pessoas, como você, estão vivendo a mesma situação, agora, enquanto você lê este artigo.
Os médicos dizem que a solidão não é boa para a saúde mental devido às patologias a ela associadas como a depressão, ansiedade, estresse, baixa autoestima. Até mesmo os estudos mostram que a solidão pode provocar doenças.
Uma pesquisa repercutida pela rede britânica BBC disse que os psicólogos da Universidade de Chicago e da Universidade Estadual de Ohio demonstraram que as pessoas socialmente isoladas desenvolvem mudanças no seu sistema imunológico; o que leva a uma condição conhecida como inflamação crônica.
Ainda, essa emissora destacou que as inflamações temporárias são necessárias para a cura de cortes ou infecções, mas se ela persistir por muito tempo pode levar a doenças cardiovasculares e ao câncer.
Experiência
Por anos e em vários momentos de minha vida passei por momentos de solidão e sei o que é estar sozinha. Às vezes a decepção devido a alguns fatos leva à perda da vontade de viver e a pessoa se pergunta por que está neste mundo; que propósito tem a sua vida. Ainda mais, reclama com Deus por se sentir assim e fica desesperada enquanto busca outras formas de abandonar a sociedade.
Os anos não passam em vão e, na vida, você se encontra com pessoas que passaram por essa condição e que agora se sentem felizes, a despeito de estarem “sozinhas”, e você se pergunta: “O que elas fazem que eu não faço?” Isso ocorreu comigo, no ano passado, quando perguntei a uma amiga se ela não se sentia só, pois estava distante da família e, entre aspas, “sozinha”. Ela respondeu que começou a dedicar mais tempo à oração e passou a se envolver mais nos projetos da Igreja. Decidi seguir-lhe o exemplo, mas nada mudava, até que…
Certo dia, decidi experimentar, por mim mesma, o segredo de não me sentir sozinha e comecei a perguntar a Deus, mentalmente, o que eu deveria fazer. Por quase três meses segui fazendo essa pergunta e quando já estava para desistir, a chave apareceu.
Certa tarde, antes de iniciar minhas atividades, fui à sala de oração e peguei a Bíblia sobre uma pequena mesa lateral. Sem planejar, li o texto de Mateus 6:33: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Comecei, então, a arrazoar com Deus, até que juntos chegamos à conclusão de que eu posso estar rodeada por dezenas de pessoas, conversando comigo, mas que não podem preencher o vazio do coração. O único que pode realizar esse milagre é Deus.
“Pronto, então por que seguir perguntando?”, a resposta era óbvia. A partir daquele momento comecei a pedir a Deus que me completasse; que preenchesse o vazio de meu coração e que o fizesse até que Ele superabundasse em minha vida; que Ele guardasse meu coração dentro do dEle a fim de evitar qualquer perigo de eu ser ferida. Assim sendo, se alguém quisesse tomar meu coração, deveria pedir permissão a Deus.
Como vocês verão, eu o protegi bem, no melhor lugar do universo. Daquele dia em diante, minha vida não mais é a mesma. Em certos momentos, eu até mesmo estranho o fato de não mais me sentir só – ironizando a ideia –, e então compreendo que não estou só, pois Deus me completou.
O resultado é maravilhoso. Deus deixa você tão pleno dEle que sua vontade é fazer com que outros corações sintam a Sua presença. Não recomendo a ninguém buscar companhia de curta duração, apenas para sair do momento de solidão, pois isso para nada aproveita e, pior, pode ferir. Nem tampouco recomendo gastar dinheiro em coisas supérfluas. Para quê, se Jesus pode preencher o vazio de seu coração? Meu desejo é que sua oração diária seja: “Senhor, completa-me para que eu possa trazer felicidade a alguém, hoje.” Você gostou da ideia? Então faça a prova.
Ao escrever este artigo, não estou convidando você a ficar “sozinho” ou “sozinha”. Deus tem um lindo plano para sua vida, amigo leitor ou amiga leitora. Você pode pôr em prática e pedir a Deus que complete a sua vida enquanto você espera por aquela pessoa com quem irá compartilhar a vida, ou enquanto espera voltar à casa de seus entes queridos. Você decide. Que Deus abençoe os seus caminhos.
Carolyn Azo
Licenciada em Ciências da Comunicação; concluiu seus estudos superiores em 2006, na Universidade Peruana União. Trabalhou no canal internacional 3ABN, nos Estados Unidos. Foi assessora de comunicação para a Igreja Adventista. Exerceu a função de locutora e produtora para a Radio Nuevo Tiempo e na área de Comunicação e Marketing da Adra, no Peru. Atualmente trabalha como jornalista para a Divisão Sul-Americana. Twitter: @karolineramosa Blog: http://carolynvivencias.blogspot.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário