quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Deus - A Rocha e Salvação.

Olá amigos,

Independente de idade, classe social, nível de estudos, todos os seres humanos possuem inquietudes de diferentes ordens.
Como se diz popularmente, às vezes o que é simples para um, para outro é algo complicado.

Deus, nosso criador, é sábio. 

Ele criou cada ser um diferente do outro, para que ninguém se engrandeça ou se exalte.
Um precisa do outro.
O empresário precisa do empregado, o empregado precisa do patrão.
O médico precisa do paciente, o paciente precisa do médico.
O funcionário de dentro do escritório, precisa do simples lavrador que recolhe os grãos e vegetais que serão comercializados.
Por sua vez, o lavrador, mesmo que esteja em um simples local afastado das grandes cidades, também precisa daquela pessoa estudiosa, que talvez passou anos a estudar a fórmula de um medicamento, que será capaz de curá-lo caso este tiver um problema de saúde.

Mas algo é certo. Todos dependemos das Fontes Naturais criadas por Deus, que estão presentes no Universo.

Tanto o médico quanto o lavrador, precisam da luz do Sol para viver, precisam da água das chuvas para beber, do ar, para respirar. Todos estão conectados uns aos outros.

Por isso, a gratidão é importante para nós. Quando agradecemos a Deus e reconhecemos que Ele é o nosso criador e mantenedor, o Espírito Santo atua em nossas vidas e adquirimos mais confiança no nosso dia a dia.






















 Com este pensamento, leia o Salmo 62. 

1  A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.
2  Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
3  Até quando maquinareis o mal contra um homem?
4  Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.
5  Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)
6  Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
7  Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.
8  Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)
9  Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
10  Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
11 Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
12 A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.

Salmos 62:1-12 http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/62

A Paz de Deus !


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Salvação em Deus.




Olá leitor,

As frases deste Salmo, nos mostra que somente Deus é a nossa segurança. O Senhor é o Criador e mantenedor do Universo, conhece a cada uma de suas criaturas, a ponto de chamar cada estrela por seu nome. 
Ele te conhece também leitor ! Só o Senhor tem acesso aos seus pensamentos, às suas intenções, e por isso, só Ele pode te ajudar a superar qualquer adversidade. Somente o Senhor pode te perdoar, pode te transformar, e também pode te dar forças e capacidade, para ajudar uma pessoa que precisa da sua ajuda e de seu apoio. 
Por isso, é importante confiar em Deus, agradecer por cada momento do dia. Pois é neste momento que você pode entregar seu coração ao Senhor, e começar a viver com um pensamento de paz, ou então com mais determinação para iniciar uma nova fase em sua vida, na fé e confiança que o Criador é a sua rocha firme. 
Jesus Cristo orava a Deus constantemente. Ele deixou este exemplo para todas as pessoas que desejam ter uma comunhão com o Senhor. 
Ao ter a confiança firme no Senhor, o Espírito Santo age, de modo a tranquilizar a mente e transformar até mesmo o caráter humano. 
Por isso, é importante conhecer melhor a Bíblia. Ler as Escrituras, e assim, conhecer melhor o agir de Deus na vida das pessoas que decidem seguí-Lo, ou te-Lo como orientador para suas vidas. 

A Paz de Deus ! 





quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como Ajudar Ao Próximo.


 Olá leitor,

 Algumas pessoas são resistentes à ideia ou ao ensinamento de que devemos ajudar umas às outras a nossa volta, porque um dia podemos precisar da ajuda de alguém.

 No Mundo atual, muita gente se comporta de maneira cada dia mais fria e egoísta. Talvez por desilusão com o ser humano, talvez por medo, ou quem sabe, motivadas por alguma ideologia política ou filosófica.
Ou seja: simplesmente atribui aos governantes a obrigação de cuidar de tudo e trabalhar de modo a distribuir igualmente todas as rendas produzidas em determinado território.

 Quem pensa desta maneira está correto ? 

 Se analisarmos e conversarmos com alguma pessoa cética que reluta em auxiliar ao próximo, e não oferece sequer um copo d´àgua à alguém com sede, certamente esta terá argumentos convincentes para justificar seu comportamento.
Isso contudo, não significa que esta pessoa esteja correta, e que seu comportamento deve ser copiado.

Em contrapartida... 

Existem pessoas que são bondosas até demais, e acabam por prejudicar sua própria vida com a intenção de ajudar aos outros.
Por exemplo: alguém que faz uma dívida, para poder auxiliar uma pessoa com problemas financeiros. Ou, alguém que pega o pouco alimento que possui, dá ao outro e depois fica sem.

Quem age desta maneira está correto?

Esta pessoa ao agir desta forma, pode até achar que está a fazer o bem. Quem de fora, pode admirar esta conduta, mas esta atitude, é tão radical quanto ao do indivíduo que não compartilha nada do que tem motivado por algum forte sentimento pessoal.

Geralmente uma pessoa "bondosa" demais se desilude, ou sem querer, começa a se enaltecer, por mostrar à sociedade que "eu faço... tiro do meu para dar para os outros".

Ambos os sentimentos ao longo do tempo são ruins. Podem inclusive agravar a pobreza tanto de quem recebe a boa ação, quanto a pobreza de quem doou.

É certo ajudar as outras pessoas? O que diz a Bíblia com respeito a este assunto? 

A Palavra de Deus nos mostra o equilíbrio quando o assunto é ajudar ao nosso próximo. Veja esta passagem bíblica.

31- E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32-  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33- E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34- Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35- Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36- Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37- Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38- E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39- E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40- E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 
41- Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42- Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43- Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44- Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45- Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46- E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:31-46   http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25  .

Nesta passagem bíblica, Jesus Cristo nos orienta como podemos auxiliar as pessoas à nossa volta.
O Senhor diz que quando ajudamos alguma pessoa com qualquer necessidade que seja, auxiliamos a Ele próprio.

 Como ajudar ao próximo ? 

 Uma simples atitude, como oferecer alimento a quem não tem, é considerada por Jesus com uma grandiosa ação.
 Quando podemos auxiliar alguém e não o fazemos, seria renegar todas as bençãos que possuímos.
 Isso porque, como vimos na passagem bíblica, não é somente com alimentos e bens materiais que podemos   colaborar.

 Quando visitamos um enfermo, quando doamos uma pequena parte do nosso tempo ao ouvir alguém angustiado, quando oferecemos hospedamos ou oferecemos um abrigo a alguém sem moradia, também ajudamos.
Ou seja: ajudar ao próximo está ao alcance de todos os seres humanos, sejam eles com boas condições economicas ou não.
 

A Bíblia Sagrada não obriga ninguém ajudar ninguém, mas mostra certamente o destino dos omissos, ou seja: aqueles que podem ajudar e não o fazem.

Mesmo para quem é ateu, livre pensador ou pertencente a outra denominação religiosa não cristã, sabe-se que na sociedade a omissão é algo considerado perigoso. Como diz uma citação famosa do mundialmente conhecido Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."     http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

Mas como ajudar sem ser taxado de "bobo"? Como não ser enganado pelas outras pessoas? 

A Palavra de Deus responde nos seguintes textos:

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."  Lucas 6:41-42 http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/6  .

Jesus diz nesta passagem que primeiro devemos cuidar de nossa própria vida, para depois ter condições de ajudar alguém.
Quem é "bondoso demais", tira do seu próprio sustento para fazer benfeitorias para o outro, e depois vai pedir auxílio a outro, age com hipocrisia.
É necessário ter uma medida, para ajudar sem se prejudicar.

Outro texto diz:


"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o descrente."  I Timóteo 5:8 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/5 .

Esta passagem está em um contexto onde é ilustrada situações cotidianas e algumas orientações de conduta para cada uma delas.
Com respeito a ajuda ao próximo, o apóstolo Paulo nesta carta é bem claro: primeiramente devemos cuidar da nossa casa, dos nossos familiares, daquelas pessoas mais próximas a nós. Caso o contrário, toda e qualquer ajuda aos necessitados de fora, são praticamente inúteis.

 E por fim uma orientação que serve para todas as pessoas que gostam de colaborar por uma vida melhor na sociedade.

 1- Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
 2- Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
 3- Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
 4- Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.  Mateus 6:1-4   http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6  .

Se tudo o que toda a matéria prima neste Mundo foi criada por Deus, não é obra total de seres humanos, então toda a honra e glória não pertence a ser humano algum.

Se alguém realiza boas obras, não é necessário que se faça discursos comoventes, alaridos, ou que a pessoa que ajuda se enalteça e se encha de orgulho.
A humildade deve permanecer nos corações daqueles que se dispõe a auxiliar alguém.
Deus conhece as motivações de cada indivíduo. Ser humano algum neste Mundo tem esta capacidade.
Uma pessoa pode até desconfiar dos motivos ou das obras que alguém fez ou deixou de fazer, mas nunca conhecerá os sentimentos e razões verdadeiras da atitude de um semelhante.

Conclui-se que: 

A omissão é algo rejeitado tanto por Deus, quanto pela sociedade. Portanto, cristãos, ateus, livres pensadores ou religiosos de qualquer denominação, devem ter a consciencia que todos dependemos uns dos outros, por isso é de bom grado e de bom senso ajudar alguém quando nos é possível, de acordo com as necessidades.

Atribuir responsabilidades aos outros, é muito fácil: o "ajudar ao próximo" primeiro começa com você mesmo, depois com seus familiares, amigos ou pessoas do seu convívio diário.

Se você está aí a ler este texto, é porque alguém algum dia lhe ensinou a ler.
E se você por acaso não lê, mas tem alguém ao seu lado para ler este texto para você, é porque este alguém  dispos parte de seu tempo, para desfrutar de sua companhia e também lhe auxiliar.

Talvez você não possa mudar o Mundo, mas pode certamente fazer do seu ambiente, com suas atitudes, com a sua solidariedade, um lugar melhor para se viver.

A Paz de Deus !



domingo, 2 de junho de 2013

Convite Para Todas As Pessoas.



Olá leitor,

Esta passagem bíblica é conhecida por muitas pessoas, principalmente aquelas que freqüentam alguma igreja.
Mas, a Bíblia não é um livro feito só para crentes, não é um livro só para freqüentadores ou membros de alguma denominação religiosa.

Claro, que é mais fácil encontrar estes textos em alguma igreja, ou ouvir estas palavras por parte de algum membro de alguma denominação, mas a Bíblia é um livro de acesso para todas as pessoas, sejam elas crentes ou descrentes, cristãs ou não cristãs.

 Antes de qualquer posicionamento religioso, algo é certo: Jesus Cristo foi o único homem que viveu na Terra, cuja presença dividiu o tempo histórico em Antes e Depois de Cristo. Este fato é notável em todo o Mundo, principalmente no Ocidente.

 O livro de Mateus, no Novo Testamento, relata a vida, as palavras e os ensinamentos deixados por Jesus Cristo enquanto ele viveu nesta Terra. Por onde quer que passasse, Ele marcava presença, seja por um milagre realizado, para a honra e glória de Deus, seja com uma palavra de alerta, para que as pessoas abandonassem alguma conduta erronea, ou com uma palavra de animo e conforto.

 Algumas pessoas, principalmente aquelas que desconhecem as Escrituras, tendem a ver Deus como um algoz, como alguém que está o tempo todo de vigilia para castigar os seres humanos.
 Este pensamento é equivocado, pois Deus é amor. Ele é bom, mas é justo.

 Ou seja, o Senhor não se alegra na condenação do ímpio: "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar." 
Ezequiel 33:11-12. http://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/33

Durante a Bíblia toda, Deus convida, orienta, exorta os seres humanos a abandonar o erro, e viver de maneira digna e íntegra.

Quando Jesus Cristo diz: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque meu jugo e suave e meu fardo é leve." 
Mateus 11:28-30  http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/11  .

 Este é um convite, para que todas as pessoas que estão cansadas, sobrecarregadas, repensar suas vidas e depositar sua confiança em Deus.

Leitor,

Talvez você está cansado, chateado. Talvez você está desanimado, sem forças. Mas, saiba que na Bíblia Sagrada, é possível encontrar relatos de pessoas assim, como você, que pela fé, se reanimaram, após decidirem seguir as orientações divinas para suas vidas.

E mesmo se você está bem e disposto ! A Bíblia é um livro que se renova a cada dia. Independente de sua crença ou estilo de vida, cada relato bíblico possui uma estória que pode lhe mostrar um ponto de vista diferente, daquilo que você já tinha como certo há tempos. E também, pode lhe trazer mais animo, para prosseguir em sua jornada e incentivar aqueles que estão menos animados.

Crente ou descrente, cristão ou não cristão; estas palavras mencionadas por Jesus Cristo, trazem um alívio para aquelas pessoas que precisam do apoio de alguém, mas não sabem mais a quem recorrer. "Vinde a mim"... é um convite, para aqueles que precisam contar algo a alguém, mas estão com sua confiança nos seres humanos totalmente abalada.

Jesus Cristo te convida agora a conhecer melhor as Escrituras Sagradas !
Leia a palavra ! Elimine o preconceito !

Se tiver dúvidas com respeito aos textos, procure alguma igreja, procure algum estudo bíblico.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia por exemplo, possui livros de estudos bíblicos gratuitos. O interessado pode escolher em ter um estudo presencial, ou por correspondencia.

São ensinamentos para todas as épocas.
Conheça melhor a Bíblia ! Este é o convite para todos nós.

A Paz de Deus !




quinta-feira, 23 de maio de 2013

Eis Que Estou à Porta e Bato.


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20.  http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/3 . 












 Deus está presente !
 Ele quer falar contigo leitor.
 O Senhor se revela através da sua palavra: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." 
João 17:17. http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17  .


Conheça melhor a Bíblia !


"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"  João 5:39. http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/5 .

A Paz de Deus ! 



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Amar ao Próximo Como a Ti Mesmo.

Olá leitor,

O título do texto de hoje talvez seja um dos mais conhecidos de toda a Bíblia Sagrada.

Vejamos bem o que está escrito na passagem bíblica, para que seja possível uma melhor compreensão desta frase:


28  Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
29  E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32  E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
33  E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 
 Marcos 12:28-33 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/12 .


Jesus Cristo nesta passagem, está a conversar com as pessoas da região a qual passava.

Nos livros sagrados para os cristãos e judeus, o termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres (cf. Mateus 22,35; Lucas 5,17), ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá. Embora o termo apareça pela primeira vez no livro de Esdras, eles eram bem sucedidos ao que faziam e sabe-se que tinham grande influência e eram muito considerados pelo povo, tendo existido escribas partidários de diferentes seitas, tais como os fariseus (a maioria), saduceus e essênios.

O escriba que conversava com Jesus, era uma pessoa inteligente, conhecedora da Torá, ou seja, os livros pertencentes ao conhecido pelos cristãos como Antigo Testamento da Bíblia.
Ele no caso, "desafiou" a Jesus, em sua pergunta, talvez até mesmo com uma certa dúvida, de que aquele simples homem, filho de um carpinteiro, teria mesmo tanto conhecimento da palavra de Deus, e fosse capaz de responde-lo.

Jesus respondeu de maneira bastante acertada:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." 

Exatamente como está escrito no livro de Êxodo: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20.
E em Deuteronômio 6:5 http://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/6

Para complementar, Cristo disse ao escriba:  "E o segundo, semelhante a este, é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." 

 Como lemos, o escriba entendeu a mensagem, aceitou, e disse:  "Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios." 

  Mas o que esta mensagem nos fala a nosso íntimo ? 
  Como podemos aplicar esta regra em nossa vida ? 

 Jesus Cristo, sabiamente, primeiro coloca nós, seres humanos, em nosso lugar.
 O de criatura !

 Devemos primeiramente, reconhecer a Deus, como o criador e mantenedor do Universo e amá-Lo, por cada dia que Ele nos oferece.
 Ao ter a consciencia de que Deus tudo criou, e que qualquer ser humano por mais inteligente e capacitado que seja, não consegue saber o que acontecerá daqui um segundo e tampouco é capaz de criar algo do nada, (ou seja, é incapaz de criar algo sem que tenha sido tirado da Natureza), o ser humano se coloca em seu devido lugar: o de filho, que depende das criações do Senhor, e que não teria vida sem Ele.

A próxima palavra de Jesus, dita como o "Segundo Mandamento", é "Amarás ao próximo como a ti mesmo".

 Perfeita e equilibrada palavra, quando lida e entendida dentro do contexto bíblico. Depois de amar a Deus, devemos nos amar ! Primeiro amar aquele que nos criou e depois disso, nos amar !

Pergunta:
Como alguém pode amar ao próximo como a si mesmo, se ela mesmo não se ama?

Ao dizer "Amarás ao próximo como a ti mesmo"... Jesus Cristo nos orienta a primeiro nos amar, para depois amar a outras pessoas.
Quem não se ama, quem não se cuida, por mais benevolencias que faça à outra pessoa, tudo ao fim parecerá ter sido inútil.
Existem pessoas que dizem: "Ahhhh... Eu não me importo comigo... Quero ajudar as outras pessoas!"

Será que esta forma de pensar está correta?

A Bíblia responde:  "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." 
Mateus 7:3-5 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/7 .
 
Esta frase dita por Jesus, nos alerta a primeiro cuidar de nossa própria vida, para depois ajudar ao próximo.
De nada serve alguém fazer linda benevolencias, mas ter a sua própria casa arruinada.

Até porque, isso seria um péssimo testemunho a aquele que se diz um cristão.

Por outro lado, se uma pessoa tem um "amor próprio" exacerbado, ou seja, se ama, mas se "esquece", que é filha de Deus, e que se está no Universo, é porque o Senhor a manteve até o presente momento, a tendencia é que esta pessoa se ache ou se sinta superior às demais.

Alguém que se ama, mas deixa de amar a Deus em primeiro lugar, tende a ser dominada pelo orgulho.
E se, não prestar atenção, por mais benevolente que seja, provavelmente suas boas obras, serão feitas mais para serem vistas pela sociedade. Este tipo de "amor ao próximo", não reflete o verdadeiro caráter de Jesus. Pois Cristo diz em sua palavra: "Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;"  
Mateus 6:2-3  http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6  .

 Amarás ao próximo como a ti  mesmo. Simples frase, mas de grandioso ensinamento !

 Será que você leitor, se ama ? 

 E como está este seu amor ? Exacerbado ? Orgulhoso? Cheio de si ?

 Você ao longo do tempo conseguiu uma boa posição social e apesar de amar a Deus, se esqueceu de colocá-lo em primeiro lugar ?

 Ou você já não se ama mais ? Seu amor próprio está tão deteriorado, que você parece estar sem animo para prosseguir... Talvez um amor próprio tão arruinado, que você acha que é melhor ajudar aos outros porque sua vida já "não tem mais jeito".

 As palavras de Jesus Cristo nestas passagens, podem te ajudar a encontrar o equilíbrio.

 Se você está bem neste momento, muito bem !

 Talvez esta leitura, seja um chamado, para que você leitor, que consegue compreender e vivenciar estas palavras, leve este seu conhecimento à outras pessoas que talvez estejam com seu amor próprio em desiquilíbrio (ou para mais ou para menos).

 Deus nos chama a cada dia, seja para melhorar nossa vida, seja para orientar uma pessoa e transmitir uma palavra de carinho e conforto.

 E mesmo que você leitor, não seja cristão, seja ateu, livre pensador, pertença a qualquer denominação religiosa, que estas palavras também lhe sirvam positivamente tanto para sua própria orientação, como para orientar alguém que necessita de um apoio, ou uma palavra de carinho.

 A Paz de Deus !



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aperfeiçoamento.


"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Filipenses 1:6.
http://www.bibliaonline.com.br/acf/fp/1

Olá leitor,

A frase acima, faz parte da Carta de Paulo aos Filipenses.

O que este pequeno trecho quer dizer para nós?

Este texto nos mostra que, ser humano algum é perfeito. Nem mesmo os professos cristãos.

A cada dia aprendemos algo diferente em nossas vidas.
Cada pessoa, por mais estudos que tenha, por mais habilitada que seja em alguma área de serviços, por mais empenhada que seja em alguma atividade, sempre é aperfeiçoada.

O que isso tem à ver com a Bíblia?

Algumas pessoas pensam, que pelo simples fato de ir à todos os cultos realizados na igreja, ou de cumprir todos os propósitos determinados por alguma denominação religiosa, estarão livres de problemas, ou já estão salvas por toda a eternidade, até a vinda de Jesus Cristo.
Não que ir a igreja seja desnecessário, mas, não é o determinante para obter a salvação.

 Esta passagem nos mostra, que nosso aperfeiçoamento é contínuo. E que o Mundo à nossa volta está em constante mudança.

Deus, nos concede a cada dia, a possibilidade de entregar à Ele o nosso coração, a nossa vida, nossos trabalhos.
Isto tampouco significa, que devemos ficar parados, sem nada fazer, à espera de que o Senhor nos mandará tudo, sem esforço.
A própria Bíblia diz:


"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares."  Josué 1:7.

Caro leitor,

Deus criou o Mundo para nós ! Para você !
Precisamos cuidar bem de tudo aquilo que tempos, valorizar cada dia.

A boa obra começa quando uma pessoa aceita as orientaços da palavra de Deus como um manual de vida.
Quando alguém se reconhece como criatura, como filho, como alguém que necessita sempre ser aperfeiçoado, a boa obra se inicia.
Quando alguém reconhece que não é perfeito, reconhece seus defeitos, reconhece seus talentos também, e está disposto a mudar o que necessita ser mudado.

E o aperfeiçoamento acontece até a segunda volta de Jesus Cristo acontecer. Niguém pode comprar um "aperfeiçoamento". Este é um processo individual.


Uma pessoa quando acredita que pode mudar algum hábito sozinha, por suas próprias forças, geralmente entra em uma angústia, ou em ansiedade. Isto porque, a força humana é limitada.
Somente com a atuação do Espírito Santo de Deus, é possível o processo de aperfeiçoamento na vida de qualquer ser humano.
Pode parecer difícil para você leitor, mudar algum hábito, ou superar alguma situação difícil ou desagradável em sua vida.
Pode ser difícil também, ajudar alguém que se encontra em uma situação problemática, mesmo quando você está bem e a outra pessoa possui todos recursos financeiros ou nenhum.

Mas, ao colocar Deus em primeiro lugar, e aceitar ser aperfeiçoado por Ele, certamente, seu coração estará mais confortado, sua mente estará mais tranquila, e você se sentirá mais capaz em qualquer atividade diária

A Paz de Deus !









sexta-feira, 26 de abril de 2013

Serenidade e Prudencia nas Mudanças.


Olá leitor,

Algumas pessoas querem ver o Mundo mudar, mas elas próprias não querem mudar.

Não abrem mão de velhos hábitos.
Se recusam a ter de deixar algumas "amizades" de lado.
Querem sentir o ar mais limpo, mas poluem o ar.
Querem ver mais flores, mas não plantam.
Criam pretexos e mais pretextos para continuar a viver como vivem, mas...
Querem ver mudanças.
Situação um tanto paradoxal !

Por outro lado...
Existem pessoas que para serem "queridas", aceitas, pelo Mundo, mudam de pensamentos, de atitudes e até mesmo de visual, constantemente, como se estas mudanças fossem capazes de trazer algum  contentamento.

Claro, que estas mudanças podem de certa forma causar um certo prazer. Mas o que estas pessoas desesperadas por mudanças geralmente não sabem... é que com o passar do tempo, estas atitudes tornam-se verdadeiras obsessões.
Simplesmente porque, ser humano algum é capaz de agradar a todas às pessoas à sua volta a todo o tempo.

E isso o que gera?
Frustração !

A pessoa muda, muda, muda. Faz, refaz, desfaz, faz de novo... Mas, na verdade, ela mesma segue a mesmíssima pessoa de antes. Ou seja: aquela que sempre fez tudo para agradar aos outros, e ela mesma nunca se satisfaz.

O que a Bíblia diz à respeito deste assunto? 

Deus, nosso criador, por meio de seus profetas e de seu filho Jesus Cristo, nos orienta neste sentido.
Existe uma maneira de viver neste Mundo, de modo a mudar o que necessita ser mudado, e ter a convicção também, de que há algo que não muda: Deus e Sua Palavra.
Meditemos nestas passagens bíblicas:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18.
 O Mundo muda, as pessoas mudam, você muda, claro, pelas próprias circunstâncias da vida. Mas, o amor de Deus por nós, é eterno.

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5:37.
  Se seguirmos as orientações divinas, prezaremos pela verdade. Uma pessoa quando hesita muito em falar algo, ou em fazer algo, é porque está totalmente tomada pela dúvida.
 É prudente pensar antes de falar, ou fazer algo.
 Mudar por mudar, fazer algo por fazer, geralmente gera insatisfação ou resultados pouco satisfatórios.

"Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade."
Provérbios 4:27.
 Deus nos orienta a levar uma vida com um foco, com um objetivo.

 Mas, quando diz para você não desviar nem para a direita, nem para esquerda, significa, que, ao perceber que o que você quer gera tristeza, amargura, contenda ou é gerado por um sentimento de arrogancia, prepotencia, é mais prudente abandonar este caminho. Afastar seus pés da maldade.

 Talvez alguém amargurado, alguém que se sente injustiçado, ou alguém dominado pela ira, pela inveja, sinta uma grande vontade de agir mal.
 Quando isso acontecer, lembre-se: Uma pessoa é livre para fazer o que quiser, mas não é livre para escolher as conseqüencias de seus atos. As conseqüencias podem ser graves.



"Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a." Salmos 34:14.
  Simples ! Meditar nesta pequena frase diariamente, é bom. Viver esta frase, melhor ainda !
  




"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."  João 14:27.

  
A paz que o Mundo oferece é momentanea e nem se compara com a Paz oferecida e presenteada por Deus aos seus filhos.
 O Mundo oferece prazeres instantaneos, que duram alguns minutos, ou algumas horas por dia.
 Mas a paz oferecida por Deus, além de gratuita é eterna.




 Quando uma pessoa se interessa pela palavra de Deus, e começa a vivenciar a experiencia de buscar viver em Paz, em harmonia, todo o ambiente a volta dela mudará.

  É difícil neste Mundo falar sobre paz. Há tantas pessoas desiludidas ! Tantas que passam ou estão a passar por um momento preocupante ou grave em suas vidas.
 Mas, a única esperança para qualquer ser humano, é crer nas palavras ditas por Jesus Cristo.

É saber que quando se cumprir o tempo estabelecido por Deus, nosso Criador e Mantenedor, Jesus Cristo voltará à esta Terra, e demonstrará a todo o Universo a justiça divina e o amor para com aqueles que o servem em espírito e em verdade.

 "Vereis o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e majestade.” Mt 24:30; 26:64; Mc 24:26;14,62; Lc 25:27; Dn 7:12-13.

 "Eis que ele vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, inclusive aqueles que o transpassaram" Apocalipse 1:7.

"Então o Rei dirá aos que estão à direita:
- Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo." Mateus 25:34.

 Deus nos orienta a sermos serenos e prudentes em todas as ocasiões. A comunhão com o Senhor, a presença do Espírito Santo, as orações, as meditações nas palavras de Jesus Cristo, nos ajudam a evitar erros, nos ajudam a sentir menos fracassados caso algum objetivo pessoal falhe, nos ajudam a não sentir orgulho ou ficar arrogantes caso tenhamos sucesso em algo, e nos dão animo, a seguir sempre seguros, confiantes que Deus quer o melhor para cada um de seus filhos.

 A Paz de Deus !

  



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sob a Proteção Divina.

 Olá leitor,

 Há uma passagem na Bíblia Sagrada que diz o seguinte: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" 1 Pedro 5:6.

O que será que Deus, quer dizer com "humilhar-vos" ?

Se somos filhos de Deus, por que humilhar-se ?

Os textos das Escrituras sempre se explicam dentro da própria escritura. Então, vejamos outros trechos que também nos orientam à "humilhar-nos".



"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado". Lucas 14:11.

Outra vez a dúvida pode aparecer: "Como serei exaltado se eu me humilhar?".





Para entendermos, leiamos a passagem onde Jesus Cristo nos exemplifica e esclarece esta questão:

1- Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
2- Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
3- Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
4- Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
5- E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6- E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7- E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
8- Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
9- E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
10- Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
11- O maior dentre vós será vosso servo.
12- E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. 
                                                                                                    Mateus 23:1-12


 Esta passagem bíblica nos deixa claro, que a humilhação proposta por Jesus Cristo, nada tem a ver com degradação, ou ser inferior.

 Deus através da Bíblia, nos mostra que, quando um ser humano decide aparecer por seus próprios méritos, no geral, tende à cair. 
 Quando uma pessoa pretende ser exaltada, gosta de sobressair, e principalmente, rebaixa seus semelhantes, para aparecer em uma posição de destaque, com o tempo, a tendencia é que ela viva em altos e baixos. 

 Quando aparentemente está na posição desejada, se sente feliz e próspera, mas quando lhe sobrevem uma situação indesejada, tende a se isolar, e  provavelmente, será humilhada, por aquelas mesmas pessoas as quais um dia ela mesma humilhou, subjulgou ou rebaixou perante aos outros. 

 Deus jamais orienta Seus filhos a viver uma vida de subjulgados, ou de humilhação. 

Quando Jesus diz: "Humilha-vos, pois, debaixo da mão potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;"
 Significa para que nós sempre nos lembremos, do Primeiro Mandamento, em Exodo 20:3-6. 

3- Não terás outros deuses diante de mim.
4- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5- Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6- E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 



Ou então dos primeiros quatro versos do Salmo 91:

1- Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2- Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3- Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste  perniciosa.
4- Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.  Salmos 91:1-4. 

 Ao reconhecemos que Deus é o nosso Criador, automaticamente nos colocaremos na condição de criaturas.
 Isso significa, que apesar de termos nosso valor enquanto filhos de Deus, nós somente seremos reconhecidos como tal, se, O colocamos em Primeiro lugar em nossas vidas.
No esconderijo do Altíssimo, à sombre do Onipotente.

Há outra passagem bíblica, capaz de esclarecer o sentido de "humilhar-se".

 "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" Mateus 23:37. 



 Humilhar-nos, no contexto bíblico, significa que nós, se quisermos levar uma vida próspera, uma vida com serenidade, não devemos achar que por nós mesmos, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
 Mas sim, estarmos conscientes, de que precisamos de todos os elementos criados por Deus, para subexistir neste Mundo.
Debaixo das asas como a galinha cuida de seus filhotes: assim Deus quer cuidar de Seus filhos.

 Ser humano algum é capaz de criar qualquer coisa, sem um elemento genuíno do Universo.
 Ser humano algum é capaz de criar algo do nada.

 Qualquer cientista, qualquer inventor, qualquer pessoa por mais inteligente e capacitada que seja, nunca conseguirá criar algo, sem que tenha sido pego ou retirado algum elemento natural do Universo.

 Universo este, cuja existencia está muito além do entendimento humano.
 Universo que, por mais que alguém estude, seus estudos sempre deixarão questões, as quais ser humano algum é capaz de responder.

 Humilhar-se, significa aceitar, que por mais esperto, por mais lindo ou estudado que alguém pensa ser, sempre terá dúvidas acerca de algum tema.

 Humilhar-se, não significa ser inferior, mas sim, reconhecer que, sob a Proteção Divina, temos um escudo, e estamos debaixo das asas Daquele que nos criou, e sabe o que é melhor para cada um de nós.

 A Paz de Deus !

sexta-feira, 29 de março de 2013

Simples e Poderosas Atitudes.

Olá leitor,

Com certa freqüencia atualmente, percebemos em publicações ateítas ou anti religiosas, imagens que relacionam Deus com as tragédias acontecidas no Mundo.

Vemos imagens de estragos provocados por algum fenomeno natural (chuvas, tufões, terremotos, por exemplo) e logo abaixo o escrito "Deus permite isso?".

Também vemos imagens de pessoas que vivem em lugares de extrema pobreza, em uma situação degradante, com a frase "Deus te ama". Em um tom de ironia e sarcasmo.

Publicações como estas, às vezes são capazes de provocar a ira de um cristão ou de alguém que acredita em Deus, e assim a pessoa entra começa a sentir ódio de quem publicou aquilo, ou então inicia-se um diálogo infundado que extende-se em uma discussão que até mesmo acarreta em um tumultado de ofensas e grosserias de ambas as partes.

Além disso, um cristão que não lê a Bíblia, pode até dar razão à tais imagens e frases, de insinuações contra Deus, e provocações, que acaba por abandonar a fé, e passar também a atribuir todas as catástrofes ao Criador.

E o que tudo isso tem a ver com Simples e Poderosas Atitudes ?

É simples !

Geralmente estas pessoas que publicam estas frases e imagens provocadoras, estão confortavelmente sentadas à frente de um computador e nunca ajudaram ou pouco fazem para ajudar ao próximo.

Quase sempre, quem atribui todas as mazelas do Mundo à Deus, sequer andou em um transporte público cheio, e não sabe o que é ter de trabalhar arduamente todos os dias, para manter uma casa.

Freqüentemente quem publica estas imagens, quando questionadas "E você? O que faz para atenuar esta situação?" . "Você já visitou um asilo com idosos abandonados por suas famílias?", "Você visitou alguma vez a África, ou algum lugar até próximo à sua casa e prestou serviços voluntários para amenizar o sofrimento de pessoas que passam por esta situação da foto que você publicou?". "Você abrigou alguma família que perdeu tudo o que tinha em sua casa, em um desastre ambiental?". 

Caro leitor,


Na maioria dos casos, os publicadores destas imagens não tem respostas e saem sem falar nada.

E quem acredita em Deus ? Como fica diante desta situação? 

Fica comovido e nada faz? Contesta quem publicou a imagem mas também está no conforto de sua casa e nunca sequer ajudou uma pessoa com dificuldades locomotoras a atravessar uma avenida?

Vejamos o que Jesus Cristo diz à respeito deste assunto. Na seguinte passagem:



  • Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
  • Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
  • Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
  • Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
  • E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
  • E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
  • E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
  • Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
  • Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
  • Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
  • Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
  • Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
  • E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

                                          Mateus 25:34-46 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25


   Agora podemos entender, que Deus pode ser visto em nossas atitudes !
 
   Uma pessoa que não ajuda ao próximo, que não possui amor próprio e nem cuida de suas próprias tarefas, ou de sua própria saúde. Alguém que não colabora com o bem estar de sua casa, dos seus familiares, e somente critica, sem ação, facilmente atribui toda a culpa dos problemas às outras pessoas, ou no caso das publicações anti religiosas ou ateístas, atribui toda a culpa dos problemas ao Deus... que muitos deles afirmam veemente não acreditar.


O interessante aí é isso também: como certos ateus atribuem culpa à alguém que eles sequer acreditam? 

 E quem acredita e nada faz para melhorar certas situações... Estaria, de certo modo, na mesma condição do anti religioso? 

 É certo que obras de benevolencia, quando realizadas para enaltecimento pessoal, ou com intenção de receber méritos divinos, de nada valem.

Mas é certo também, que a fé, sem obras é morta ! Portanto, se uma pessoa afirma conhecer a Deus, se tem a convicção de que o Senhor é poderoso, se acredita que Jesus Cristo esta correto na afirmação do texto de Mateus 25:34-46, então sabe que, freqüentemente as atitudes falam muito mais que             belos discursos.

 De nada serve um lindo e eloquënte sermão de uma pessoa, se durante o dia a dia, as obras que ela faz dizem exatamente o contrário do que ela mesma pregou.




Deus é Deus ! E se as imagens feias que vemos nas páginas da internet existem, isso se deve ao pecado do ser humano, que existe desde o tempo da queda de Adão e Eva.

 Somente cabe ao cristão, a quem cre em Deus, viver de modo íntegro, e ao invés de criticar, fazer algo em prol, ou de quem publicou a tal mensagem (tentar explicar seu ponto de vista, e o que a Bíblia diz á respeito do assunto), ou atuar, de modo a ser mais participativo dentro da sociedade e dedicar um pouco de tempo para ajudar alguém que precisa de ajuda.



Simples atitudes, quando realizadas com carinho e dedicação, são capazes de transformar pessoas e realizar belas obras, sempre para a honra e glória de Deus.

 Com a ajuda do Espírito Santo, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, qualquer situação pode melhorar.

 Tão somente, quem deseja conhecer melhor este Deus poderoso, deve se permitir viver esta experiencia.

 E assim, viver, ter, e promover simples e poderosas atitudes.

 A Paz de Deus !









terça-feira, 19 de março de 2013

Buscar a Deus de todo o coração.


 Olá leitor,

Esta pequena passagem bíblica, é rica em ensinamentos.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor Deus, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." 
                                                                Jeremias 29:11-13  http://www.bibliaonline.com.br/acf/jr/29


Primeiramente este texto nos lembra a sempre ter a consciencia de que Deus é :

Onipontente : todo o poder dos Céus e da Terra pertence a Ele. "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." Apocalipse 04:11. 

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." Isaías 42:08. 

Onisciente: Deus é o criador de tudo o que existe neste Universo, portanto, conhece cada detalhe deste Universo. O Senhor chama cada estrela do céu pelo seu nome !

"Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes."   Salmos 147:04. 


"Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos."  Lucas 12:6-7


Onipresente: Está em todos os lugares. Deus, através da presença do Espírito Santo, está presente em todos os lugares do Universo ao mesmo tempo.

"Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra?" diz o Senhor.  Jeremias 23:23-24. 

E também o Salmo 139 ilustra a Onipresença de Deus: http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/139

Outro ensinamento deste trecho é a oração ! Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

A oração é o caminho mais curto entre uma pessoa e Deus ! 

Com a consciencia da Onipotencia, Onisciencia, Onipresença de Deus e ao saber que a oração é um diálogo sincero entre uma pessoa e o Senhor, então o que falta?

Há outro ponto fundamental, que é o título desta postagem: Buscar a Deus de todo o coração !

Deus conhece o coração de cada um dos seus filhos !

Não existe nada em oculto diante de Deus.

Ao orar, o Senhor nos orienta a primeiramente pedir perdão das nossas faltas e pecados.
Depois, nos orienta a confessar os nossos erros, com arrependimento sincero diante Dele.

Sempre também, devemos ser gratos, pela benignidade e misericórdia que Deus tem com cada um de seus filhos.
Devemos agradecer, porque Ele nos aceita como filhos, e nos provém uma nova oportunidade de viver e trilhar novos caminhos, todos os dias, a cada minuto.

E também, devemos sentir gratidão, em saber que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a esta Terra, e viveu como humano, habitou entre nós, levou sobre si todas as nossas iniquidades, ressuscitou, e oferece a vida eterna a cada um que o aceita. Por isso a Bíblia Sagrada diz:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:06.  http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/14

Caro leitor,

Que privilégio é saber que podemos falar com Deus a qualquer momento ! Ele nunca está muito ocupado para nos atender !

Que privilégio e saber que ele está aí leitor, ao teu lado. Onde quer que estejas agora, Ele está aí, te conhece, sabe o teu nome e está com os ouvidos inclinados para te ouvir e com os braços estendidos para te ajudar.

Que este pequeno verso bíblico seja muito valioso para cada leitor !

 A Paz de Deus !




quarta-feira, 6 de março de 2013

Tem Bom Animo !


Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 


Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. 
                                                                                                                           Josué 01:07-09. 
http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/1



Disse Jesus: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  
                                                                                                                                    João 16:33. http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/16       
                                                                          

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ei ! Você !



 Olá leitor,

Que você possa ter estes pensamentos constantemente presentes em sua memória e no seu dia a dia. 

A Paz de Deus ! 
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Teu Caminho Nas Mãos de Deus.




















Confia em Deus de todo o vosso coração !

 Deus nos deu, deu a ti, leitor, a possibilidade de escolher um novo caminho a cada dia.

O Senhor não força pessoa alguma a seguir Suas orientações (Como diz em Sua palavra - "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor Deus a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." )
Zacarias 04:06. http://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/4

Tampouco Deus quer ver seus filhos acomodados. Pois a Bíblia também diz: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."  Tiago 2:17-18.
"Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada."
Tiago 02:22.

Entregar os caminhos ao Senhor Deus, é reconhecê-lo como Criador, e não entrar em comodismo e acreditar que Ele o ajudará, se você ficar parado à espera de bençãos.

Ao contrário: entregar os caminhos ao Senhor, significa agir ,  prosseguir na jornada diária com animo na confiança que Deus tem a melhor resposta para cada um dos seus filhos.

A Paz de Deus !

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Você e Seu Próximo.


   "Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente."

  "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." 
1 Timóteo 5:8  http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/5

  Neste verso, o apóstolo Paulo nos leva a pensar sobre a importancia de cuidar daquilo que Deus nos dá.

  Mesmo se uma pessoa não tem família, ela provavelmente terá amigos, terá colegas de trabalho, enfim, vive em sociedade e convive com outras pessoas.

  Deus, desde o princípio da vida criada por Ele na Terra, deixou a Adão e Eva a função de cuidar do Planeta, cultivar a terra, e interagir com os outros seres vivos da Natureza. 
  Ler Genesis 02 - http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2 .

 Jesus Cristo também nos orienta a amar ao nosso próximo como a nós mesmos:

  E Jesus disse-lhe: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." 
                                                                                                      Mateus 22:37-40.
 E o que estas passagens bíblicas tem a ver uma com a outra?

Leitor,

Deus nos orienta na Bíblia Sagrada, a ser benevolente, mas ao mesmo tempo manter a coerencia e as prioridades em nossas vidas.

Se uma pessoa se ama, ela provavelmente amará o espaço que possui, amará estar na companhia dos amigos, dos familiares, e conseguirá transmitir este amor às outras pessoas.

Deus nos fez para cuidar do Planeta Terra criado por Ele. 

Deus também nos orienta, a cuidar primeiro das coisas e das pessoas que estão mais próximas de nós, do que fazer benfeitorias a "desconhecidos".

De nada adianta por exemplo, uma pessoa com boa condição financeira, ajudar uma instituição de caridade ou uma família necessitada, mas, ao chegar em casa, não dá atenção aos próprios filhos, ou não mantém um bom relacionamento com seus pais, conjuges ou algum outro familiar.

De nada serve uma pessoa ser muito benevolente e participante dentro de uma igreja, mas ao chegar em casa, não cuida nem de suas próprias roupas, não se cuida nem fisicamente nem profissionalmente. Enfim... Uma pessoa que começa a deixar de lado o amor próprio, aos poucos falhará também com seus próximos.

 Uma pessoa que começa a falhar com seu próximo, conseqüentemente nega a fé, pois gradativamente começará a viver, ou a se comportar como um descrente.
 Alguém que cuida bem de sua empresa, de seu trabalho, mas ignora a família por completo, e se diz cristã, infelizmente se comporta como um descrente, pois deixa de cumprir a orientação divina de cuidar primeiramente de sua família, ou daqueles do seu círculo.

 Alguém que trata os amigos bem, mas maltrata um familiar, passa um mau testemunho a todas as pessoas com quem convive.

 Alguém que dentro de casa se comporta bem, mas fora de casa se relaciona mal com as outras pessoas, maltrata seus funcionários, ou desrespeita seus próximos, e ainda sim se diz cristã, também falha, pois não cumpre as orientações ditas por Jesus, sobre o "Amar ao próximo como a ti mesmo".


  Ainda que alguém não ame, por assim dizer, pelo menos, na condição de cristão, deveria respeitar ao próximo.

  Até porque, nem todas as pessoas tem uma família composta por pai, mãe e avós. Alguns índivíduos foram criados por outros familiares, adotados ou até criados em alguma instituição. De igual maneira, o núcleo no qual este indivíduo foi criado, passa a ser sua família. O que na Bíblia é escrito como "os seus".

 Uma pessoa que deseja seguir as orientações divinas, deve ler a Bíblia, deve orar,  para que estas palavras escritas, sejam também vivenciadas e colocadas em prática na sua vida diária.

 A Paz de Deus !