Estudos bíblicos
domingo, 8 de janeiro de 2017
Onde está seu coração? Ali está sua motivação!
Li a notícia de uma mãe que perdeu 30 quilos devido à dieta de exclusão que precisou fazer em função da alergia alimentar de sua bebê (veja aqui). Para muitos, o fato deve ter sido chocante. Mas para um grande grupo de mães ela reflete um pouco de sua luta diária.
Há cinco meses fui acolhida em um grupo de Whatsapp de mães de crianças com alergia ao leite de vaca (APLV) e outras alergias alimentares. Entrei também para um grupo no Facebook, com 15.722 participantes, todas com filhos com essas mesmas alergias. São milhares de mães que abriram mão de seu apetite, gostos pessoais e até de sua vida social para dar aos seus bebês o melhor alimento: seu leite. Elas poderiam abrir mão de amamentar, mas escolheram pagar o preço por aquilo que consideram ser o melhor para seus pequenos. Algumas vivem isso há poucas semanas. Outras já estão na dieta há mais de um ano. Todas motivadas por um elemento comum: o amor.
No final de 2015, Sandra decidiu que faria uma reforma em seus hábitos alimentares. Ela conhecia a mensagem de saúde ensinada pela Igreja Adventista e tinha o desejo de praticá-la, mas até então não havia conseguido abrir mão de seu estilo de vida para adotar outro mais saudável. Ela já estava pesando 151 quilos e seu corpo sofria com uma série de outros problemas. Mas, por amor ao seu Salvador e Senhor, ela decidiu firmemente que faria diferente a partir dali, e desde então iniciou mudanças radicais em dia a dia.
Hoje, 11 meses depois, já perdeu 40 quilos. Sua filhinha de cinco anos, que estava seguindo o mesmo caminho de hábitos não saudáveis, passou a imitá-la e perdeu dois quilos. Sandra se envolveu ativamente com o Ministério de Saúde de sua igreja e tem influenciado outras pessoas a realizar mudanças também. Foi o seu amor por Jesus que lhe motivou a abrir mão de seus gostos pessoais e sair da zona de conforto.
Determinação
Na Bíblia encontramos um verso que diz: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:21). Nosso coração, nossa mente, nosso amor, está naquilo que é importante para nós. E é onde está o nosso coração que está também a nossa motivação.
As pessoas são capazes de se empenhar em atividades que requerem muito esforço porque ali está o seu coração, ali está o seu amor. Ao auxiliar pacientes em seus processos de mudança de estilo de vida, uma das primeiras coisas que busco identificar é onde está o seu coração. Quais são os seus tesouros? O que estas pessoas verdadeiramente amam? A motivação delas estará nessa direção.
Talvez você seja uma pessoa que já se propôs várias vezes a mudar um mesmo hábito e ainda não teve sucesso nisso. Eu gostaria de dizer a você que comece trabalhando o seu amor.
Amor como motivação
As coisas mais difíceis e significativas que fazemos são feitas por amor a algo ou alguém. O Pai nos deu o filho por amor, e o filho nos deu Sua vida por amor. Nossa fidelidade a Deus, seja nos dízimos, nas ofertas, na administração do tempo, na prática de hábitos saudáveis, em nosso vestuário, nosso lazer, nossos relacionamentos, em tudo, deve ser movida pelo amor.
Estamos nos aproximando dos últimos dias deste ano e, como a Sandra, você pode ter concluído que algumas coisas precisam ser diferentes em sua vida. Se até aqui você não conseguiu mudá-las é porque seu coração está no “lugar errado”. Seu amor ainda está lhe motivando para aquilo que você entende que não deve mais praticar.
Você precisa tomar uma decisão e aprender a amar outras coisas, as coisas que você, racionalmente entende que são as ideais, aquelas que você gostaria de alcançar! A boa notícia é que o amor é uma escolha, é algo que você pode optar por desenvolver.
KARIANE CORREA - Psicóloga e Mestre em Psicologia. Atua na área clínica, é palestrante e consultora na área de treinamentos, realiza atendimento psicológico online, é coordenadora do Programa Pense Magro, e editora do Blog MulherAdventista.com. Twitter: @karynemlira Blog: www.karynemlira.com Facebook: https://www.facebook.com/KaryneMLiraCorreia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário