domingo, 23 de setembro de 2012

Exemplo de Tranqüilidade e Confiança em Deus.

Olá leitor,

Algumas pessoas com alguma freqüencia perguntam: "Como confiar em algo que não vejo?" .

A Bíblia Sagrada possui relatos, de pessoas que também chegaram a duvidar do poder de Deus, mas que, após perceberem as evidencias de que o Senhor está no comando de todas as obras na Terra, entregou seus caminhos à Ele, e pode viver plenamente na esperança de graça concedida por Deus.

O trecho bíblico a seguir conta a estória de José, pai terreno de Jesus Cristo:

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." 
                                                                                                                               Mateus 01:18-25. http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/1

Neste pequeno trecho, percebe-se que José, à princípio duvidou de que Maria pudesse estar grávida, por meio do poder do Espírito Santo.
Ele pensou em deixá-la, uma vez que, ele não havia se unido intimamente com Maria.

Naquela época, uma mulher que ficasse grávida fora do casamento, era algo totalmente condenável.
José era apenas namorado de Maria, quando soube desta notícia.

Ele ficou estarrecido !
Provavelmente até pensou que Maria o traiu.

Mas, antes de se precipitar, José pensou, foi dormir, e em sonho, lhe foi revelado, que aquele bebê que Maria esperava, era fruto da ação do Espírito Santo de Deus.
Que aquele filho era o filho da promessa, relatado desde os tempos de Isaías, como diz a passagem:

"Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." 

É comum ver casos, onde as pessoas agem antes de pensar. Não esperam nem um momento para verificar os fatos, se precipitam, e por este motivo, agem por instinto e impedem que os fatos em sua vida, sucedam de maneira mais tranqüila.

Se José agisse por puro instinto, sem pensar, talvez fosse correndo à casa de Maria e começasse uma briga, cheia de raiva, desconfiança.
Ou talvez simplesmente a deixaria, ficaria decepcionado, e largaria Maria sozinha, desamparada.

Mas, Deus nunca realiza Suas obras de maneira arbitrária. 

Deus encontrou graça, tanto em Maria, pois a escolheu para gerar Jesus, como também viu em José, um homem honrado, que certamente, cumpria todos os requisitos, para realizar a importante tarefa, de cuidar daquele que seria o homem mais importante que a Terra já viu.

E nós atualmente? Será que você leitor, teria esta coragem que teve José em assumir tão grande responsabilidade de cuidar de um filho não gerado por ele?

Será que é fácil atualmente, encontrar pessoas com a tranqülidade de José? 

Hoje em dia o que vemos, na maioria dos casos, são pessoas que mal sabem de uma informação, e já partem para a agressão física, já partem para insultos, não esperam, não confiam, agem primeiro, e pensam depois. Nem sequer pensam em Deus neste momento.

E, observamos, que quando as pessoas agem pelo instinto, geralmente são dominadas pela raiva, pela ira, e um fato que é de simples solução, pode até mesmo transformar-se em algo sério ou trágico.

Esta passagem bíblica, é um exemplo de tranqüilidade: porque José apesar de espantado, apesar de pensar em abandonar Maria, ele pensou.

É um exemplo de amor: sim, porque José não estava com Maria por simplesmente um "passatempo". Ele a amava. E não deixou de amá-la, por isso, apesar de primeiramente desconfiar, acreditou no sonho que teve, assumiu o filho que ela esperava, a respeitou, e constituiu uma família com ela.

E é um exemplo de confiança em Deus: e aí é que está o mais importante deste texto: Só podemos confiar naquilo que conhecemos. José conhecia as escrituras ! Ele conhecia as palavras dos profetas do Antigo Testamento, e sabia que em algum dia, nasceria o Filho de Deus.

Que honra deve ter sido para José, ter despertado da revelação que teve, e saber que ele foi o escolhido para ser o pai adotivo de Jesus !

Este é um exemplo que nós devemos pensar também, para os dias de hoje !

Para vermos a glória de Deus manifestada em nossas vidas, precisamos nos inspirar neste exemplo deixado por José.

Tranqüilidade, amor, e confiança.

José confiou, naquilo que não viu. Mas, o conhecimento que ele tinha das profecias, deu-lhe forças, para assumir a responsabilidade, de aceitar ter Jesus como membro de sua família.

Que você leitor, possa refletir nesta passagem bíblica, e assim como José, pensar antes de agir, buscar o conhecimento nas Sagradas Escrituras, e assim, ter a plena confiança, que Deus está no comando de todos os acontecimentos neste Mundo.

A Paz de Deus !


Nenhum comentário:

Postar um comentário