terça-feira, 15 de maio de 2012

Deus, nós e o cuidado com a natureza.

Um tema que diz respeito à toda a humanidade é a Natureza.

Deus com sua majestosa sabedoria, criou todo o Universo, o planeta Terra, as águas, as plantas, os animais, o dia, a noite e tudo o que há neste Mundo, inclusive os seres humanos.
No primeiro livro da Bíblia, Genesis, confirmamos esta afirmação: No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
Gênesis 1:1-2

Claro, que nem todas as pessoas concordam com este ponto de vista, mas ainda que alguns não acreditem, Deus nos criou e criou um mundo perfeito e belo, que só começou a ser degradado, a partir da entrada do pecado na Terra. 
Ver Genesis capítulo três: "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" 

Mas o que tudo isto tem a ver com a Natureza ? 

Deus em sua palavra, deu aos seres humanos, a missão de cuidar da Terra. 
Nunca em passagem alguma da Bíblia, foi dada à humanidade a liberdade de destruir a Natureza ou de explorar todos os recursos naturais até a exaustão.

Inclusive, nas Sagradas Escrituras, há uma passagem no livro de Provérbios que diz: "Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar". Provérbios 25:16. 

Neste trecho, recebemos a orientação divina, contra a ambição. Deus de maneira alguma quer que nós seres humanos, vivamos mal, ou que levemos uma vida de privações, conforme está escrito em Sua palavra: 
Disse Jesus Cristo: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". João 10:10

Jesus, o Filho de Deus que viveu entre nós nesta Terra, disse que veio para que nós, que cremos Nele, tenhamos vida em abundancia: ou seja, uma vida feliz e abençoada. Uma vida de prosperidade. No entanto, ele nunca disse para que nós levássemos uma vida fútil, ou para que nós venhamos a ostentar bens, ou riquezas. Veja o que diz o apóstolo Paulo: 
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."  
2 Coríntios 11:03 

O que isto tem a ver com a preservação da Natureza ? Você leitor pode perguntar-se novamente. 

Jesus Cristo, o grande Mestre da humanidade, o único homem que depois de estar no Mundo, dividiu a História em Antes e Depois de Cristo, era contra o desperdício, por exemplo. 

Esta passagem ilustra este detalhe, que poucas pessoas conhecem ou se conhecem, poucas dão importancia. Mas, este tema deveria ser importante não somente para os cristãos professos, mas para todas as pessoas do Mundo. 

"E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo."  João 6:11-14 

Diante desta questão podemos nos perguntar:  


E eu? O que faço para melhorar minha vida cristã em relação à natureza ?

Será que eu passo muitas horas no banho e desperdiço água e energia elétrica?
Será que jogo lixo nas ruas? 
Já plantei alguma árvore ?
Reciclo plásticos, papéis, vidros ou latas? 
Desperdiço alimentos ? 

O verdadeiro cristão, deve ter em mente o seguinte pensamento: " Será que se Jesus Cristo estivesse hoje aqui na Terra e fosse meu vizinho, ele faria isto o que EU faço ?

Será que ele pegaria o carro para dirigir, se pudesse ir à pé comprar algo em um local perto de casa? 
Com certeza, não ! 
Ele, se tivesse boa saúde, jamais Jesus pegaria o carro para dirigir curtas distancias, porque Ele sabe que fazer isso contamina o ar que respiramos. 

Nós, cada uma pessoa desta Terra, temos sim a responsabilidade cuidar bem da natureza. 
Cada pessoa, principalmente os cristãos são observados com atenção por nossos amigos, por nossos vizinhos, por colegas de trabalho, enfim, por todos aqueles que nos conhece.

Desta maneira, nós devemos ser um bom testemunho daquilo que nós proferimos ser. 
Pois, como podemos nos dizer servos de Cristo, se nós destruímos o ambiente o qual vivemos ?

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.


Que cada um de nós, possamos meditar e viver esta palavra.
Você leitor, é uma carta viva, ou seja: as pessoas à tua volta frequentemente, lhe reconhece muito mais por suas ações, que por suas palavras, ou por aquilo que você diz ser. 

Deus quer que vivamos bem. Para isso, pede para que cada um de nós, cuidemos bem da Terra que ele criou para nós.

Que a Paz de Deus esteja com você ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário