quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Natureza ao seu favor.

É freqüente ouvirmos dos nossos amigos e colegas, que para distrair a mente ou relaxar, eles gostariam de estar em contato com a natureza.

Ahhh ! Nem sempre ! Alguém pode dizer.
Mas quando alguém diz: "Puxa ! Como eu gostaria de estar em uma praia neste momento!" ou "Eu preferia estar fora deste escritório!" , "Como é bonito ouvir o cantar dos pássaros !", "Como esta fruta é saborosa!".

Implicitamente, todas estas expressões, nos faz perceber que ainda que muita gente renegue, nós seres humanos necessitamos estar sempre próximo à natureza.


E você leitor pode perguntar: "Sim... tá bom ! Mas e o que Deus tem a ver com isto?" . "O que uma igreja tem a ver com isso?".

É muito simples ! 

Tanto os crentes quanto os descrentes, tanto os cientistas que acreditam na evolução humana, quanto aqueles que acreditam que todos os seres do Universo foram criados por Deus, em algo estão unidos: todos temos uma origem em comum.

Todos os seres, todas as criaturas deste Mundo, possuem uma origem em comum.
Não seria tolo dizer, que em você leitor, existe algo em comum com um vegetal. Que nós humanos temos uma ligação natural com todos os elementos originais da Terra: do reino animal, vegetal e mineral.

Na Bíblia Sagrada, podemos encontrar algumas passagens que mostram por exemplo, como o Mundo original criado por Deus é perfeito, e foi planejado para que todos os seres viventes vivessem em harmonia.

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 01:12

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." Gênesis 01:29

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento; e assim foi." Gênesis 01:30

"Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;" Hebreus 06:07

E nós humanos ? 
Como será que vivemos atualmente ?
 

O tempo passou, mas desde a criação ou existencia desta Terra, nós precisamos dos elementos naturais para sobreviver.
E infelizmente, pela degradação dos seres humanos, o que vemos são todas ações e situações produzidas por muitos homens e mulheres gananciosos, ambiciosos, que tem por objetivo exterminar todos os bens que a Natureza nos proporciona, para ganhar mais e mais dinheiro, sem nem mesmo necessitar mais.

Atualmente o que vemos, são muitas pessoas, que parecem ter o prazer, de derrubar árvores, de contaminar o solo que poderia servir para alimentar a tantos seres humanos necessitados, para poder construir, cimentar, e ganhar um dinheiro somente para alimentar seu próprio ego, e desta forma, deixar com que um irmão, um outro ser vivo morra de fome, por não ter acessibilidade aos frutos naturais produzidos pela Terra.

E novamente, você leitor pode perguntar-se: "Mas como eu então, posso melhorar minha conduta diante deste cenário?"

É fácil !

- Economize água.
- Ao sair de um ambiente, apague as luzes.
- Nunca durma com o televisor, computador, rádio ou qualquer outro equipamento elétrico ligados.
- Prefira caminhar à pé: além de não poluir o ar, você pratica uma atividade física GRATUITA e na hora que você determinar.
- Evite andar com o carro: use mais transporte público, use a carona (ofereça carona a um amigo ou pegue carona com alguém que passe próximo ao local onde você pretende ir).
- Recicle: papéis, vidros, metais (a latinha de refrigerante que você toma por exemplo), plásticos.
- Procure lugares que recolhem pilhas, baterias e lampadas usadas.
- Evite o consumo de carnes e alimentos embutidos (salsichas, frios e alimentos carneos) : já é provado cientificamente que o consumo de carne vermelha por exemplo, estimula o desenvolvimento de doenças degenerativas nos seres humanos.
- Plante uma árvore em alguma praça do lugar onde você mora. Procure a Prefeitura ou a Subprefeitura de sua região e pergunte sobre os programas de restauração de praças e manutençaõ de áreas verdes.
- Nunca desperdice alimentos: compre somente o que você vai consumir, e procure aproveitar os talos e folhas das frutas, legumes e hortaliças.
- Dê preferência ao consumo de produtos frescos e naturais: frutas, verduras, legumes, grãos e hortaliças: além de mais nutritivos, geralmente não sofreram o processo de industrialização, ou seja: evitou o uso de energia elétrica, água e embalagens plásticas.
- Nunca jogue lixo nas ruas. Por menor que seja um papel, é lixo e deve ser jogado no lixo.
- Não jogue óleo de cozinha nas redes de esgoto: guarde o óleo usado em uma garrafa e leve à algum lugar de recolha.

Mas e se eu já faço tudo isto? 

Ótimo ! É um sinal que você tem consciência da importância da vida em harmonia com a natureza. É sinal que você, mesmo que não acredite em Deus, sabe que o amor ao próximo, é algo importante e deve ser cultivado diariamente. E o melhor: você sabe que o amor ao próximo não manifesta-se somente com palavras bonitas, mas sobretudo com ações.
Então, continue assim, mesmo que alguém lhe chame de "sonhador", de "caxias" ou de "radical". Ahhh... e também estimule seus amigos e colegas a levar uma vida harmoniosa com a natureza.

E se eu nunca agi bem com a Natureza? E se minhas atitudes são ruins? O que acontecerá comigo?

Caro leitor: mesmo se você não acredita em Deus, algo é certo: todos nós seres humanos podemos mudar nossas atitudes.

Cada minuto é um momento de mudança. Ou seja: você pode mudar suas atitudes à partir de agora.
Por exemplo: levante, e apague uma luz que está acessa sem necessidade.
Se acabaram as pilhas de um rádio, não as jogue no lixo comum: procure um lugar adequado para jogá-las.  Quando for dirigir, reflita, se é possível realizar o percurso à pé. E assim por diante.



Para quem crê em Deus, tudo torna-se mais fácil. O Senhor nosso criador nos mostra nossos erros.
Há uma passagem bíblica que diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 02 Coríntios 05:17

Ou seja: esqueça-te das tuas atitudes antigas e começa agora mesmo uma nova atitude para com a Natureza.
Você é capaz ! Não se incomode se o seus amigos e vizinhos não reciclam, comece você !

Talvez você amigo leitor crê em Deus, mas nunca achou que cuidar da Natureza fosse seu dever. Mas é ! Se Deus te criou, ele quer que tu vivas melhor. Ele deseja que tua vida seja feliz e harmoniosa. Lembra-te da passagem já citada: E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 01:29

O Espírito Santo de Deus nos mostra quais os aspectos de nossa vida que necessitam ser mudados. Ore ! Peça a direção de Deus em sua vida. Viva de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, cujo pensamentos para nós são de paz. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

E que a Paz do Senhor Deus esteja com você !



Nenhum comentário:

Postar um comentário