quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reconciliações da Vida.

"Reconciliar-se com os outros é a condição básica para que as orações sejam atendidas".

Jesus Cristo nos deixou como exemplo a oração do Pai Nosso, que na Bíblia Sagrada aparece expressa nas seguintes palavras.

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." 
                                                                                                                                   Mateus 6:9-15

E ele (Jesus) lhes disse: Quando orardes, dizei: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. " 
                                                                                                                                          Lucas 11:2-4


Nas duas passagens bíblicas, Jesus Cristo nos deixou claro: "Senhor Deus, perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". 

Em outras palavras: se você pedir a Deus para que Ele o perdoe, mas se você não foi capaz ainda de perdoar alguém que lhe fez algo desagradável... Deus lhe convida, nesta mesma oração que Jesus Cristo nos ensinou, a você primeiramente perdoar esta pessoa, para que igualmente, com o mesmo sentimento, e mansidão, Ele perdoe as suas faltas e erros.

Há outras passagem na Bíblia, que mostram a reconciliação entre os seres humanos, a capacidade de perdoar, como uma forma de não somente melhorar os relacionamentos entre as pessoas, mas como uma maneira de nos aproximar de Deus:


"Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."                                                                          
                                                                                                                                         Mateus 5:24
Neste caso, outra vez Jesus Cristo nos mostra, que de nada nos serve alçar ofertas, ajudar ao próximo, ser um bom colaborador na comunidade onde freqüentamos, se somos incapazes de perdoar.
Antes, nos recomenda, a "acertar as contas" com os nossos irmãos, amigos, ou pessoa com a qual por ventura temos algum desentendimento.

Este pequeno trecho a seguir mostra que devemos ainda aprimorar mais esta capacidade de reconciliarmos:

"Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão."  
                                                                                                                                          Lucas 12:58

 Nesta situação nossa capacidade de perdoar é testada ainda mais, porque quando um caso chega ao ponto de ser levado aos magistrados, está implícito que provavelmente, trata-se de uma situação onde alguém possa ter causado um prejuízo ou dano muito grande, que não pode ser resolvido apenas entre duas pessoas ou um grupo, em uma conversa cordial.
E mesmo assim, Jesus Cristo nos orienta: "No caminho, quando estiveres com o teu adversário, procura reconciliar-te com ele antes de que chegue o momento que um juiz tome partido do caso. "

O Senhor fala isso sabiamente, pois sabe das conseqüencias e do tempo o qual tanta gente perde para às vezes resolver casos, que poderiam ser solucionados de uma maneira pacífica, e com mansidão entre as pessoas que por acaso tem algum assunto importante ou difícil a ser tratado.


É  preciso corrigir a postura mental de culpa, acusar, ou criticar os outros, e passar a viver em sintonia com o amor de Deus, que é infinitamente generoso. Essa é a condição básica para que as orações sejam atendidas: Harmonizar com os outros.

Que a Paz de Deus esteja com você !

Nenhum comentário:

Postar um comentário