domingo, 13 de maio de 2012

O Verdadeiro Sentimento Materno.

Hoje é festejado o Dia das Mães no Brasil e em alguns outros países do Mundo.

Como sabemos, nem todas as pessoas tem suas mães presentes neste dia, tanto por motivo de falecimento, ou por terem sido vítimas de mulheres que por algum motivo, abandonaram seus filhos.
Também existem mulheres que gostariam de ser mães biológicas, mas não podem.

Primeiramente devemos lembrar-nos que: todos nós seres humanos, somos criados por Deus. O Senhor, com sua infinita sabedoria, sabe o que é melhor para cada um de nós. Cada um de nós temos nossos defeitos e virtudes. E nisto devemos meditar.


Todas as pessoas deste Mundo tomam decisões na vida, que nem sempre são racionais. Muita gente primeiro age, e depois pensa.
Infelizmente isto acontece também com algumas mulheres, que, ou por terem sido levadas por emoção, sentimentalismo, decidem ter filhos, porém sem capacidade para oferecer-lhes uma vida digna.

Este é um erro, que o próprio Deus, nos adverte em sua palavra. O Senhor quer que nós seres humanos O amemos de todo o nosso ser, ou seja, não sejamos somente seres guiados pelos instintos.

Este texto bíblico ilustra este ponto de vista:  "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. " 
Romanos 12:1-2

Deus também nos alerta, que o coração humano é enganoso:  "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" Jeremias 17:9 

Algo que não se pode confundir todavia, é "instinto"  com "sentimento".

O instinto, é como uma reação imediata à algum estímulo. E é exatamente esta a orientação que Deus nos dá, quando se refere ao coração. O coração neste caso, representa o ímpeto, aquela vontade que uma pessoa, quando não pensa, coloca em prática.

Já o sentimento, é algo diferente. Digamos que o verdadeiro sentimento, é quando nós seres humanos, conseguimos controlar nossos instintos através da razão. Desde o ponto de vista bíblico, só podemos controlar nossos instintos mediante o poder do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Com oração e a confiança nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Todos nós sentimos. E todos nós temos instintos.

E por que falar deste assunto, quando o tema é "O Dia das Mães" ? 

No início do texto, foram citadas: as mães biológicas e as mães adotivas.
Mas, um detalhe foi colocado: a palavra verdadeira.

Existem mães biólogicas, que nem sempre possuem o sentimento humano de amor ao próximo.
Podemos perceber isto, quando lemos ou ouvimos na mídia, sobre casos de mães que maltratam seus filhos, ou até mesmo, os jogam literalmente na lata de lixo, como se fosse um objeto.

Em contrapartida, existem mulheres que por algum motivo não puderam ser mães biológicas, mas que possuem um sentimento de amor ao próximo aflorado e adotam crianças, filhas de outros pais, para criá-las, cuidá-las com dignidade, e o mais importante, oferecer-lhes amor e carinho.

Estas mulheres que abandonam seus filhos como se fossem objetos descartáveis, agem somente por instinto. Ou seja, não pensaram nem antes da concepção do bebe, não pensaram nas conseqüencias de uma gravidez não planejada e sem recursos... Ou quem sabe até pensaram nestes detalhes, porém, deixaram com que seus instintos, prevalecessem sobre a razão.

Talvez você leitor, se espante com este texto. Talvez ache que relacionar estes fatos com a Bíblia, seja algo estranho. Porém, quem ler o Evangelho, tem disponível, preciosas orientações de vida.

Este texto a seguir por exemplo, mostra como a Bíblia possui estórias interessantes, para ilustrar as mais diferenciadas estórias da vida humana. Inclusive para o Dia das Mães.

 Salomão pede a sabedoria Divina. 

De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

O Verdadeiro Sentimento Materno. 

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. 1 Reis 3:6-28. 


                                                                                                                     
 O amor materno manifesta-se com o carinho e atenção. isto mostra que o antigo ditado popular é correto: Mãe é quem cria. Apenas gerar um bebe, não pode ser um motivo para atribuir o título de verdadeira mãe a uma mulher. 

Espero que você leitor, tenha gostado desta postagem. Não importa se você é mãe, se você não é mãe, se tem sua mãe viva ou não, se foi criado por uma mãe biológica ou adotiva. Um fato é certo: todos nós somos filhos. 


Mãe, madre, mother, mama. 
Em qualquer país, em qualquer cultura, com a situação economica que seja. 
A verdadeira mãe, a mulher que possui o verdadeiro sentimento de amor ao próximo, certamente cuidará bem dos seus filhos, e vai querer oferecer à eles, a melhor vida possível, dentro de suas condições. 











O amor materno, por tão grandioso que seja, representa apenas um pouquinho do Infinito amor de Deus por você. 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 
João 3:16

E também há outro verso bíblico que diz: "Ainda que meus pais me abandonem, o Senhor Deus me acolherá." 
  Salmo 17:10 

À todos os leitores: Um Feliz Dia das Mães ! 

A Paz de Deus esteja com você ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário