domingo, 15 de abril de 2012

Escola Sabatina: O que é ?

Alguns visitantes e amigos de fora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desconhecem o que é a Escola Sabatina. Algumas pessoas já ouviram falar, porém não sabem do que se trata, já outras nunca ouviram falar, e talvez por isso, nunca se animam a conhecer melhor acerca deste tema.

Sendo assim, aqui está descrita a História da EscolaSabatina.


Como Surgiu a Escola Sabatina.

No verão de 1852, enquanto viajava de Rochester, Nova Iorque, para Bangor, Maine, Tiago White meditava no que se poderia fazer pelos jovens e crianças da igreja nascente, a fim de firmar-lhes a fé na mensagem adventista. Um dia, enquanto tomava seu lanche à beira do caminho, começou a escrever esboços para uma série de lições bíblicas, que viriam a se tornar as primeiras lições da Escola Sabatina.

Naquele mesmo ano surgiu o Younth's Instructor, revista mensal que trazia as lições da Escola Sabatina para os jovens. Em 1861 foi a vez de as crianças terem suas lições, também publicadas no Younth's, sob o título "Perguntas para os Pequenos Estudantes da Bíblia". E no ano de 1888 foram providas lições para as classes de adultos, em forma de folhetos, precursores da nossa atual Lição da Escola Sabatina trimestral.

As primeiras escolas sabatinas organizadas de que se tem notícia realizaram-se em Rochester e Buck's Bridge, Nova Iorque, em 1853 e 1854. Em 1878 a sessão da Associação Geral, em Battle Creek, Michigan, tomou providências para organizar melhor as 600 escolas sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Mais tarde foi escolhido o nome de Associação Internacional da Escola Sabatina, que continuou até ser organizado o Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral,  em 1901.

De lá para cá, as escolas sabatinas se multiplicaram por todo o mundo, contando com a participação de mais de 15 milhões de alunos - todos estudando a mesma Lição a cada trimestre. E os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: confraternização (estabelecer relacionamentos de amizade), testemunho (alcançar a comunidade), estudo da Bíblia (por meio da Lição) e missão mundial (oração e oferta).

Como é atualmente.

Ao ler a História da Escola Sabatina, podemos perceber que: é um momento, uma reunião entre cristãos, ou pessoas interessadas a estudar a Bíblia, dispostos a conversar sobre os temas bíblicos.



As reuniões, são realizadas aos Sábados, como o próprio Jesus Cristo o fazia, quando esteve conosco na Terra. Ler a passagem: Lucas 13:10-17.  http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/13

Se você deseja estudar a Bíblia, de um modo simples, didático e associar o conteúdo das Sagradas Escrituras, com o Mundo Contemporaneo, e com sua própria vida, procure por uma Igreja Adventista do Sétimo Dia próxima à sua casa, ou visite a página redeadventista.com.br/escolasabatina

Observação:

O melhor é visitar a igreja pessoalmente. É um forma de socialização, que a internet, por melhor que seja, não nos proporciona.
A internet é somente um ponto de apoio. A experiencia de estar presente entre amigos para conversar, é muito mais interessante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário